Carregando...
20 de setembro de 2024

Morre Silvio Santos, o ícone da televisão brasileira, aos 93 anos

Marília
17/08/2024 11:20
Carlos Teixeira
Continua após a publicidade...

O Brasil perdeu, na manhã deste sábado (17/08) o maior ícone da televisão. Senor Abravanel, ou Silvio Santos, 93 anos, morreu após passar alguns dias internado, tratando de um quadro grave de saúde, após complicações causadas por H1N1. O comunicador foi internado no Hospital Albert Einstein, em São Paulo, em 18 de julho. Após alguns dias teve alta, mas precisou voltar, sendo hospitalizado em 1º de agosto.

Nascido em 12 de dezembro de 1930, na Lapa, Rio de Janeiro, Senor Abravanel é filho dos imigrantes de origem judia Alberto e Rebeca, sendo o mais velho dos cinco irmãos. De origem humilde e simples, Silvio Santos deu os primeiros passos no empreendedorismo vendendo produtos nas ruas, como camelô. Serviu o Exércico ao completa 18 anos, na Escola de Paraquedistas, ao mesmo tempo em que atuava como locutor, em uma emissora de rádio.

Silvio Santos durante programa na TV Globo - Reprodução Internet
Silvio Santos durante programa na TV Globo – Reprodução Internet

Conheceu Manuel de Nóbrega ao assinar seu primeiro contrato na Rádio Nacional, como animador de programa. Com sua veia empreendedora, assumiu o Baú da Felicidade, em 1958. A série Rei da TV é citado que a orientação de Manuel da Nóbrega era fechar a empresa, mas Silvio Santos enxergou uma oportunidade de ganhar dinheiro.

Em fevereiro de 1958 estreou na TV Paulista, com seu próprio programa “Hit Parade”. Alguns anos mais tarde apresentou “Vamos brincar de forca” na mesma emissora, que mais tarde viria a ser comprada pela TV Globo. E foi neste momento que apresentou pela primeira vez o Programa Silvio Santos, líder de audiência até os dias atuais.

Ao longo dos anos seguintes, apresentou inúmeros programas, conciliando suas participações também na TV Tupi. Em 1975, comprou o Canal 11, do Rio de Janeiro e em seguida inaugurou a TVS. Mais tarde, deixou a TV Globo e permaneceu com seu programa sendo exibido na Tupi e TVS. Em 1981 entrou no ar o SBT (Sistema Brasileiro de Televisão), sendo que o Programa Silvio Santos passou a ser a principal atração, ao lado de “Domingo no Parque”, “Qual é a música”, “Show de Calouros” e outros.

Homenagem em Marilia

Em 1988 o apresentador foi homenageado pela escola de samba Azul e Branco, de Marilia. Ele havia acabado de passar por uma cirurgia na garganta, nos Estados Unidos e voltava aos poucos a apresentar seus programas. Na mesma ocasião, Marília participou do quadro “Cidade contra Cidade”, que consistia em disputa entre os municípios, para ganhar uma ambulância. A competição envolvia talentos na dança, esportes, conhecimentos gerais e outros quesitos.

O jornalista Carlos Teixeira teve a oportunidade de entrevistar o apresentador, sobre a homenagem da escola de samba e o convite, para que ele participasse do desfile. “Eu agradeço a escola de samba Azul e Branco, pela homenagem. Fico honrado com essa iniciativa, mas não poderei participar do desfile por ordem dos meus médicos. Estou ainda me recuperando da cirurgia na garganta e não posso forçar a voz ou me expor a condições climáticas que podem prejudicar a recuperação”, explicou na época.

Jornalista Carlos Teixeira entrevista Silvio Santos - Arquivo Pessoal
Jornalista Carlos Teixeira entrevista Silvio Santos – Arquivo Pessoal

No ano seguinte, em 1989, Silvio Santos se colocou como candidato na disputa pela Presidência do Brasil, mas teve a candidatura indeferida. A escola de samba Tradição, do Rio de Janeiro, também homenageou o apresentador, em 2001. No mesmo ano, a família Abravanel passou por momentos de tensão, quando Patrícia ficou sete dias em poder de sequestradores. Ela foi libertada, mas o sequestrador invadiu a casa da família e se entregou após Silvio Santos auxiliar nas negociações, chamando o então governador Geraldo Alckmin para ir até o local.

Durante a pandemia, Silvio Santos contraiu covid-19, chegou a ser internado e se afastou dos programas enquanto se recuperava. Voltou a fazer o programa, em ritmo mais lento, até encerrar as atividades. Silvio Santos deixa a viúva Íris Abravanel, com quem era casado desde 1978 e teve as filhas Daniela, Patrícia, Rebeca e Renata. Também deixa as filhas Cíntia e Silvia, do primeiro casamento, com Cidinha, que morreu em 1977.

Leia também HBU realiza 1º Simpósio Multidisciplinar em Oncologia nos dias 20 e 21 de agosto



Compartilhe esse post:

Tags:

Top

Utilizamos cookies próprios e de terceiros para o correto funcionamento e visualização do site pelo utilizador, bem como para a recolha de estatísticas sobre a sua utilização.