Carregando...
05 de outubro de 2024

Poliesportivo do JK recebe ação de Hip Hop e saúde, com alunos da Famema

Marília
25/09/2024 10:56
Assessoria de Imprensa
Continua após a publicidade...

O poliesportivo do JK, na zona Norte de Marília, vai receber, na próxima sexta-feira (27/09), a partir das 13h30, uma ação que junta arte, cultura hip hop e saúde. Evento vai contar com a participação de estudantes do sexto termo do curso de medicina da Famema (Faculdade de Medicina de Marília), o Slam do Gueto, uma coletividade que promove batalha de Poesia, secretarias da Cultura, da Saúde e as USFs (Unidades de Saúde da Família) dos bairros JK, Jânio Quadros e Palmital. Evento vai ter a finalidade ainda de promover a redução de danos no uso de substâncias psicoativas.

Durante a ação vai ter unidade móvel de saúde fazendo testagem rápida de DSTs (doenças sexualmente transmissíveis), bate-papo com profissionais de saúde e estudantes de medicina, e muita produção artística na cena do hip hop. Muitos artistas da cena Hip Hop e de outras linguagens artísticas estarão presentes. Essa ação tem como público alvo jovens entre 11 a 17 anos, mas é aberta ao público em geral.

Giovana Nogueira é estudante de medicina da Famema - Colab./ Ass. de Imprensa
Giovana Nogueira é estudante de medicina da Famema – Colab./ Ass. de Imprensa

Giovanna Nogueira, estudante do sexto ano de medicina da Famema e uma das coordenadoras do evento, destaca o fortalecimento do engajamento cultural dos jovens, em paralelo com as orientações sobre a saúde. “Essa ação é importante para fortalecer o engajamento cultural dos jovens com a cena do Hip Hop de Marília, o que é importante como ferramenta na redução de danos em uso de substâncias psicoativas”, relatou.

Segundo ela, a arte salva vidas, transforma, da à chance de desenvolver habilidades úteis para a vida como um todo, além de formar redes de apoio para os jovens. “Além disso, essa ação traz a saúde para perto dessa população, pois com as testagens, as conversas sobre redução de danos, a intervenção breve pontual no local e a presença de funcionários e estudantes da saúde promovem a participação dos jovens nas suas USFs e a procura por serviços relacionados a queixas presentes na vida dos jovens como substâncias,  gênero, sexo e afeto, dúvidas e dificuldades em relacionamentos, ISTs, busca por pertencimento e por um ofício, dentre outras coisas”, ressaltou Giovanna, que também é uma das coordenadoras da ação.

Caca Luis é um dos coordenadores do evento - Colab./Ass. de Imprensa
Caca Luis é um dos coordenadores do evento – Colab./Ass. de Imprensa

O promotor de eventos e coordenador  do Slam do Gueto, Cacá Luis, destaca a importância dessa discussão na comunidade. “é uma pauta necessária em um ponto sociocultural dentro da periferia para falar com os nossos jovens e, principalmente, para dialogar com o Hip Hop, deixar de falar para quem concorda, e sim, para quem precisa, unificando saúde pública, cultura Hip Hop e universidade”, ressaltou.

Ele apontou ainda que os jovens periféricos devem ser o foco, uma vez que  a cultura e a arte têm um poder transformador social muito grande, e a instrução de cuidados com a saúde se faz necessária. “Ainda bem que encontramos pessoas da saúde com visão ampla como a futura médica Giovanna e os médicos Cristiane Aggio e André Ulian, que acreditam nessa ação que ainda terá muitos desdobramentos e ampliação”, afirmou Cacá Luís, que também é um dos coordenadores da ação.

Onde fica o “Póli do JK”

Póli do J.K está localizado na zona Norte de Marília, e tem sido um espaço que tem abrigado muitas manifestações artísticas desde o mês de dezembro do ano passado. As atividades são realizadas de forma independente por ativistas culturais do Hip Hop e membros da coletividade Paz Pra Nós.

As ações proporcionam uma programação que vai desde rodas de samba até batalhas de poesia, sempre de forma gratuita para a população. Em agosto o Póli do J.K recebeu o poeta Sérgio Vaz e Renan Inquérito na final do Slam do Gueto que fez parte da programação da 4ª Semana do Hip Hop da cidade.

Cronograma
12h00 – Preparação do espaço
13h30 – Sarau de abertura. (dança, slam, poesia, banda, etc)
14h30 – Início da roda de conversa sobre substâncias psicoativas e redução de danos
15h30 – Mostra de Breaking
16h00- Batalha de rima com rappers locais
17h30 – Encerramento do evento
Local: Rua Antônio Ribeiro dos Santos, 80
Póli do JK
Zona Norte da cidade
Entrada: Gratuita
Organização: Slam do Gueto, SOCIML e Famema
Apoio: USF JK I e II e Jânio Quadros,  Secretaria de Cultura, Secretaria da Saúde, SAE, e N.O.S (Núcleo de Oportunidades Sociais)

Leia também Dia da Árvore tem plantio de mudas com apoio da RIC Ambiental



Compartilhe esse post:

Tags:

Top

Utilizamos cookies próprios e de terceiros para o correto funcionamento e visualização do site pelo utilizador, bem como para a recolha de estatísticas sobre a sua utilização.