Carnaval 2025: Sebrae aponta oportunidades para empreendedores

O Carnaval 2025 ocorrerá entre os dias 1º e 5 de março no calendário nacional, mas em Araçatuba o esquenta para a folia começou nesta quarta-feira, 26 de fevereiro. A consultora de negócios do Sebrae-SP e turismóloga Sâmia Borges vê no período uma ótima oportunidade para os empreendedores aumentarem suas vendas.
Ela diz que alguns setores podem se beneficiar mais do que outros durante a folia de Carnaval. Os negócios de moda e acessórios, alimentos e bebidas, artesanato, maquiagem e beleza, turismo, hotelaria, limpeza e manutenção, aluguel de espaços, som, estrutura, costureiras, entretenimento, cultura e bares são os que devem ficar atentos para aproveitar a data e lucrar mais. Porém, é necessário atenção.
“Um bom atendimento é fundamental para fidelizar os clientes, que poderão vir motivados pelo Carnaval, mas permanecerão pós-evento. E estes clientes satisfeitos, provavelmente retornarão e farão indicações de lugares e estabelecimentos onde tiveram uma boa experiencia. Com a competição cada vez mais acirrada nos mais diferentes mercados, um atendimento de qualidade acaba sendo um importante diferencial competitivo, capaz de fazer uma empresa se destacar entre os concorrentes”.
Neste ano a proposta de Araçatuba é resgatar os antigos carnavais de rua com shows musicais e várias atividades em diferentes locais. Oficinas Carnavalescas Sustentáveis, Samba ao Entardecer, Karaokê dos Gigantes e Carnaval de Rua com o tradicional Bloco do Gorrinho fazem parte da programação.
O turismo se desenvolve em três pilares: poder público, iniciativa privada e comunidade local. Todos têm a sua responsabilidade para a atração de turistas. O poder público precisa planejar a cidade para os festejos, ofertando atratividades, garantindo um evento seguro, organizado e bem-sucedido, proporcionando uma experiência memorável para todos os participantes, destaca Sâmia.
O Carnaval tem potencial para fazer com que pessoas de outras cidades possam vir para Araçatuba. Com isso, o setor de turismo também pode sair ganhando com a festa na rua, nos resorts e o descanso nos ranchos.
“Os empresários precisam ofertar atrações que satisfaçam o perfil dos seus clientes e turistas. Falando em perfil, Araçatuba tem um perfil de turistas regionais, que se motivam pela sua infraestrutura e atratividade. E a comunidade precisa receber bem. Acolher. Fazer que este turista queira voltar em outras épocas do ano. E o poder público e a iniciativa privada precisam ter uma boa estratégia de promoção. Um turista satisfeito volta, divulga e gera diversos benefícios para um destino”, finaliza Sâmia.
Serviço – Programação de rua Carnaval 2025 Araçatuba
Carnaval 2025: Oficinas Carnavalescas Sustentáveis
Gratuito
Local: CEU das Artes (Bairro Atlântico)
Classificação: Livre
Data: 27 de fevereiro
Horários: 9h e 14h
Carnaval 2025: Oficinas Carnavalescas Sustentáveis
Gratuito
Local: Associata (Centro)
Classificação: Livre
Data: 28 de fevereiro
Horário: 9h
Carnaval 2025: Karaokê dos Gigantes
Gratuito
Local: CEU das Artes (Bairro Atlântico)
Classificação: Livre
Data: 28 de fevereiro
Horários: 9h e 14h
Carnaval 2025: Carnaval de Rua
Gratuito
Local: Praça João Pessoa e Praça Olímpica
Classificação: Livre
Data: 1º de março
Horários: Praça João Pessoa: 15h (concentração) 16h30 (cortejo infantil) e Praça
Olímpica: 17h às 23h (bandas e intervenções)
Leia também: Homem é preso por tráfico de drogas e porte ilegal, no Ipanema
Se inscreva em nosso canal do youtube: Agora no Interior
Mais Recentes
Leia Também
-
Mais uma baixa na economia de Marília: Kibon encerra atividades e demite cerca de 60
-
Lojas tradicionais fecham as portas em Marília e provocam desemprego
-
Mercado Livre e Shopee constroem galpões logísticos na zona Norte de Marília
-
Menino desaparecido é encontrado sem vida após uma semana de buscas em Assis
Utilizamos cookies próprios e de terceiros para o correto funcionamento e visualização do site pelo utilizador, bem como para a recolha de estatísticas sobre a sua utilização.