Carregando...
22 de fevereiro de 2025

Sesc Birigui promove espetáculo gratuito, neste domingo (23)

Regional
21/02/2025 20:30
Redacao
Continua após a publicidade...

Equilibrando-se pelo fio do tempo, três amigos se entrelaçam, dançam e brincam enquanto viajam pela história do pião. Mergulhados em uma espiral de ritmos e culturas que atravessam gerações, eles se redescobrem na simplicidade do objeto. Quando a dança termina e o equilíbrio se desfaz, basta enrolar, lançar e acreditar, e tudo volta a girar.

O grupo


Formado em 2019 por três artistas circenses latino-americanos, o Projeto Nutar tem como ponto de partida o pião, tratado como objeto artístico e poético. Sua proposta é explorar a relação íntima entre o palhaço e o público, misturando arte circense contemporânea, manipulação de objetos, cultura popular e a magia do pião, buscando resgatar as potências da memória afetiva e das relações humanas.

Os artistas


Valentín Flamini é palhaço, músico excêntrico, pintor, malabarista e diretor. Com mais de 20 anos de experiência, compartilha suas criações cênicas em praças, festivais e teatros ao redor do mundo. Atualmente, circula com os espetáculos solo Le ONE hombre banda e Trio FLAmini.


Emerson Noise é artista de circo há 20 anos, com formação influenciada por projetos de rua. Criador do espetáculo solo Sobretudo, participa de projetos com companhias renomadas, com circulação por diversos estados brasileiros, América Latina e Europa.


Matias Donoso é artista de rua, palhaço, malabarista e equilibrista, com experiência profissional desde 2007. Fundador da Cia. Duna, circula atualmente com o espetáculo solo O Abrazo Girafa, apresentado em festivais no Brasil e na Europa.

Vivência


No sábado (22), às 15h30, o Grupo convida o público a conhecer piões de diferentes países, aprendem truques e exploram a criação de piões com materiais recicláveis. Atividade gratuita e recomendada para crianças acima de 6 anos.

Três amigos dançam e brincam pela história do pião, atravessando ritmos e culturas (Foto: Tato Sanches)
Três amigos dançam e brincam pela história do pião, atravessando ritmos e culturas (Foto: Tato Sanches)
Confira mais alguns destaques da programação:

Confecção de fantasias: boneca de papel

No sábado e domingo, às 10h30, os participantes criam fantasias carnavalescas de papel em tamanho aumentado à proporção do corpo humano. A proposta da atividade é trazer para o universo das fantasias carnavalescas, as bonecas de papel (paper doll) muito conhecidas nas décadas de 1980 e 1990.  Atividade recomendada para maiores de 16 anos e as senhas serão distribuídas 30 minutos antes.

Piscina: brincando com água
No domingo, às 10h30, a partir dos elementos água, ar e terra, bebês e crianças acompanhadas por suas famílias, são convidadas a vivenciar, sentir e brincar com texturas, formas, medidas e cores, em um encontro que valoriza a cultura das infâncias e propõe experimentações e brincadeiras individuais e coletivas. Atividade recomendada até 6 anos, é necessário Credencial Sesc e exame dermatológico válido.

Vôlei de Praia Feminino
A recreação, incentiva a prática regular da modalidade por mulheres a partir de 16 anos, promovendo a integração e os valores esportivos entre as participantes.

Durante o final de semana tem ainda Esporte em família, Yoga, Encontro Materno além das recreações de futebol soçaite, soçaite 16+ e intergeracional, tênis de mesa, entre outras. Confira a programação completa no portal do Sesc www.sescsp.org.br/birigui.

Leia também: Licitação para nova gestão da zona azul, está em fase de elaboração



Compartilhe esse post:


Top

Utilizamos cookies próprios e de terceiros para o correto funcionamento e visualização do site pelo utilizador, bem como para a recolha de estatísticas sobre a sua utilização.