Carregando...
15 de abril de 2025

Escritor de Guararapes investe em poesias românticas, como tema para nova obra 

Cultura
23/03/2025 10:00
Guto Ferrarezzi
Continua após a publicidade...

Aparecido Lopes, o PA Lopes, é um escritor de 70 anos de idade voltado ao público de adolescentes e adultos, morador em Guararapes, na região de Araçatuba (SP). Suas obras são marcadas pela poesia de cordel, porém, no final do ano passado, ele optou por investir em poesias românticas ao lançar a obra denominada “Alfaiate dos Sonhos”. 

PA Lopes começou a escrever aos seis anos de idade, após incentivo de seus professores. Hoje ele tem cerca de 10 livros publicados. Entre suas obras mais conhecidas estão: A Isca de Pedro Pescador, Breguesso de Lobó, Cabeça Teimosa e Doença de Um poeta. 

Publicação após premiação 

O Alfaiate dos Sonhos é uma obra composta por poesias de caráter românticas, que pode ser lida, na presença de qualquer pessoa. Alguns de seus poemas são inspirados na vida real do autor e outros foram criações trabalhadas pelo mesmo. “Escrevi ele em 1982”, relata. 

Porém a história do Alfaiate começa em 1979, após a morte de sua mãe em seus 24 anos de idade e consequentemente a sua saída de Guararapes, para morar com seus parentes, no distrito do Indaiá do Aguapeí, em Flórida Paulista (SP).

Já naquele período, Aparecido Lopes mostrava seu talento para o mundo artístico, pois ensinou os demais jovens da fazenda a produzir artesanato e teatro. O resultado foi positivo, pois um padre na época convidou ele para participar de um seminário, onde tentou recitar suas poesias da época, mas foi barrado e lá os demais participantes alegaram que ele vivia no mundo dos sonhos. Para ele, todo poeta é um “Alfaiate de Sonhos”, nome de seu novo livro. 

Em entrevista ao Agora no Interior, o escritor relatou que a obra só foi lançada no final de 2024. Ou seja, 42 anos depois, uma vez que foi contemplado com aproximadamente R$10 mil da Lei Paulo Gustavo. PA Lopes destaca que “200 exemplares custaram R$ 9 mil” 

O escritor descartou uma eventual festa de lançamento do novo livro. Segundo ele, algumas pessoas comparecem na festividade, aproveitam o momento, mas não compram o livro e esse fato faz com que ele prefira percorrer Guararapes e as demais cidades da região para vender e divulgar suas obras.  Além disso, ele está aguardando a entrega do áudio book do Alfaiate dos Sonhos e que, as demais burocracias, da prestação de contas precisam ser resolvidas para que o lançamento aconteça, caso assim deseje.

Artista versátil

Além dos livros, Aparecido dedica seu tempo também à confecção de instrumentos musicais, como um violino chinês e o Marimbau nordestino. Alguns deles são vendidos, por meio de encomendas antecipadas. PA Lopes também faz artesanato, atua em peças teatrais do município e também faz diversos desenhos, como por exemplo a capa do livro Cabeça Teimosa.  

PA Lopes com violino que ele próprio fabrico - Foto: Guto Guarezzi
PA Lopes com violino chinês que ele próprio fabricou – Foto: Guto Ferrarezzi

O escritor destaca que tem uma atuação no teatro “bem modesta”, uma vez que gosta de passar um tempo de qualidade com a esposa e não gosta de badalação. Prefere atuar somente quando é convidado pelas instituições guararapenses ou pelo Departamento de Cultura Municipal. 

Ainda segundo ele, suas inspirações, independentemente da forma de expressão artística aparecem’ naturalmente. Sendo assim, caso saia de sua residência PA Lopes está sempre acompanhado de papel e caneta, pois o objetivo é não deixar a ideia escapar e, assim que chega em casa ele, prontamente, dá início às suas produções. 

Os interessados podem adquirir o livro com o autor através do número (18) 99792-8361 ou também pelo site da editora Pindorama. Os livros de PA Lopes servem de motivação para as pessoas, lembrando que elas não podem desistir de seus objetivos, já que o autor não desistiu de publicar o livro, mesmo após 42 anos. 

Leia também: Os Piratas do Tietê desembarcam no Cine Teatro do Praça Nova, neste sábado (22)

Se inscreva em nosso canal do youtube: Agora no Interior



Compartilhe esse post:


Top

Utilizamos cookies próprios e de terceiros para o correto funcionamento e visualização do site pelo utilizador, bem como para a recolha de estatísticas sobre a sua utilização.