Carregando...
22 de abril de 2025

Família de paciente com morte cerebral doa órgãos e cinco pessoas são beneficiadas

Saúde
22/04/2025 13:49
Redacao
Continua após a publicidade...

Uma paciente de 62 anos, internada na Santa Casa de Araçatuba (SP) desde o dia 11, teve a morte cerebral constatada no último sábado (19). No domingo, equipes de um hospital especializado em transplantes, de Ribeirão Preto (SP), realizaram a captação de fígado, rins e córneas da paciente.

Segundo a Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante (CIHDOTT), a mulher deu entrada na unidade com um quadro grave de traumatismo craniano encefálico, que não pôde ser revertido, mesmo após o tratamento intensivo. A constatação da morte encefálica ocorreu às 10h40 de sábado, após a realização dos exames.

Os familiares da paciente foram informados sobre a possibilidade de doação dos órgãos e concordaram com a decisão. Esta foi a terceira captação de órgãos do ano na região. Os procedimentos foram coordenados por membros da CIHDOTT, que também supervisionaram a retirada das córneas, realizada pelo enfermeiro Matheus Tonon.

A Comissão destacou que cinco pessoas na fila de espera por transplantes serão beneficiadas com os órgãos captados. Em nota, a CIHDOTT expressou sua gratidão aos familiares da paciente, ressaltando que o gesto de amor e solidariedade deles proporciona uma nova esperança àqueles que aguardam por um transplante. A equipe reiterou seus sentimentos aos familiares neste momento difícil.

Foram captados para doação o fígado, os rins e córneas.

Leia também: Polícia identifica homem suspeito de enviar maconha pelos Correios



Compartilhe esse post:


Top

Utilizamos cookies próprios e de terceiros para o correto funcionamento e visualização do site pelo utilizador, bem como para a recolha de estatísticas sobre a sua utilização.