Carregando...
07 de abril de 2025

Familiares de um paciente de 29 anos, em morte encefálica, aceitam doar órgãos

Saúde
07/04/2025 11:00
Redacao
Continua após a publicidade...

O coração, o pâncreas, o fígado, os rins e as córneas de um paciente de 29 anos que teve morte cerebral constatada no sábado (5/4), na Santa Casa de Araçatuba (SP), foram captados neste último domingo (6/4), por equipes de várias unidades hospitalares referenciadas em transplante de órgãos. O paciente deu entrada na instituição na manhã do dia 2 em quadro gravíssimo de Traumatismo Craniano Encefálico.

Apesar dos esforços das equipes multidisciplinares, o quadro não foi revertido, e o protocolo de investigação de morte encefálica foi iniciado na noite de quinta-feira (3/4). Os familiares foram entrevistados pela equipe da Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante (CIHDOTT) e autorizaram a doação dos órgãos, que serão transplantados em pacientes cadastrados na Central Nacional de Transplantes.

O coração, primeiro órgão captado, foi transportado por aeronave e equipe do Projeto Transplantar. A ação envolve proprietários de jatos e helicópteros que cedem suas aeronaves para voos de traslados de equipes médicas ao local das cirurgias e de órgãos aos hospitais que farão os transplantes. O projeto, criado para combater desperdício de órgãos e agilizar transplantes, existe desde 2023. Foi o primeiro transporte de um órgão captado na Santa Casa de Araçatuba via Projeto Transplantar.

Órgãos sendo transportados/ Foto: Colab./ Ass de Imprensa
Órgãos sendo transportados/ Foto: Colab./ Ass de Imprensa

O fígado foi captado após a retirada do coração e seguiu em avião da FAB (Força Aérea Brasileira). Em ambos os casos, as equipes contaram com apoio de batedores da Guarda Municipal de Araçatuba nos traslados da Santa Casa de Araçatuba até o Aeroporto Dario Guarita. Os demais órgãos seguiram aos seus destinos por via terrestre.

Foi a segunda captação de órgãos deste ano. Os integrantes da CIHDOTT destacam o desprendimento dos familiares que, mesmo num momento de dor imensurável, concordaram em doar órgãos que vão salvar cinco vidas e devolver a visão para duas pessoas, totalizando sete beneficiados por esse gesto de solidariedade.

A assessoria de imprensa da Santa Casa, relatou ao Agora no Interior, que é grata em nome dessas pessoas que agora têm esperança de uma nova vida. Ela deixou um abraço consternado de todos os envolvidos na luta para salvar esse ente querido e nos demais processos da doação de seus órgãos.

Leia também: AEA vence o Taquaritinga de virada e está na semifinal do estadual

Se inscreva em nosso canal do youtube: Agora no Interior



Compartilhe esse post:


Top

Utilizamos cookies próprios e de terceiros para o correto funcionamento e visualização do site pelo utilizador, bem como para a recolha de estatísticas sobre a sua utilização.