Carregando...
20 de abril de 2025

Força-tarefa do CREA-SP realiza fiscalização em manutenção de aeronaves

Local
19/02/2025 07:30
Redacao
Continua após a publicidade...

O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Estado de São Paulo (CREA-SP) está realizando uma força-tarefa de fiscalização com foco em empresas responsáveis pela manutenção de aeronaves, incluindo táxi aéreo, fabricação de peças e componentes aeronáuticos. Na região, a ação está sendo desencadeada em 18 empresas no total, pelas unidades do CREA-SP de Araçatuba e Adamantina.

Entre dezembro de 2024 e janeiro de 2025, o Brasil registrou 41 acidentes aéreos, dos quais 11 foram fatais, resultando em 24 mortes. Isso representa um aumento de 46,4% em relação ao mesmo período anterior, que contabilizou 28 acidentes e 23 mortes.

 A operação do CREA-SP, de caráter orientativo e preventivo, deve contribuir com o fortalecimento da segurança do setor, já que visa verificar a regularidade das companhias que prestam serviços de manutenção de aviões, com análise de quadro técnico, prestadores de serviços e profissionais envolvidos. A iniciativa do Conselho busca certificar que os responsáveis técnicos são habilitados e registrados, observando o cumprimento das legislações vigentes sobre o exercício profissional.

Até o próximo dia 21, estão programadas cerca de 577 diligências, sendo 175 apenas na capital. Mais de 80 outros municípios também são abrangidos. Isso porque os agentes fiscais do Crea-SP atuam divididos por regiões em todo o estado de São Paulo.

O objetivo é garantir que apenas profissionais e empresas devidamente habilitadas realizem as atividades técnicas, promovendo a aplicação das normas técnicas e tecnologias para aumentar a segurança no transporte aéreo e proteger todos os públicos envolvidos no processo. “Diante da relevância da segurança nas operações aéreas, o trabalho do Crea-SP é fundamental para assegurar que as atividades são realizadas conforme as melhores práticas, fortalecendo a eficiência do setor”, explica o engenheiro Kleber de Jesus Brunheira, gerente de Fiscalização da autarquia.

Leia também: Homem é preso após agredir a companheira, em Guararapes



Compartilhe esse post:


Top

Utilizamos cookies próprios e de terceiros para o correto funcionamento e visualização do site pelo utilizador, bem como para a recolha de estatísticas sobre a sua utilização.