Carregando...
28 de fevereiro de 2025

Lixo descartado irregularmente ao lado de UBS no Atlântico é removido

Local
27/02/2025 21:30
Redacao
Continua após a publicidade...

Nesta quinta-feira (27/2), Araçatuba (SP), por meio de sua secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (Sosp), realizou nesta uma operação de limpeza ao lado da Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro Atlântico.


De acordo com as informações divulgadas pela assessoria de imprensa do município, o local, que tem uma placa informando sobre a proibição de se jogar lixo, estava tomado por uma grande quantidade de material descartado irregularmente por moradores.

Ainda de acordo com o divulgado, dentre estes materiais estavam restos de construção, móveis velhos, plásticos, roupas, galhos secos e até eletrodomésticos inutilizados. Sendo assim, equipes da Sosp utilizaram maquinário pesado para a remoção dos resíduos e a limpeza do terreno. Trabalhadores também atuaram manualmente para recolher os entulhos espalhados pela área.


Custo significativo


O descarte irregular de lixo tem gerado um custo de R$ 2.975.000, anualmente, para os cofres do município,conforme dados da prefeitura. O valor é devido à remoção de entulhos e outros resíduos despejados em áreas impróprias.

Lixo descartado irregularmente/ Foto: Colaboração Assessoria de Imprensa
Lixo descartado irregularmente/ Foto: Colaboração Assessoria de Imprensa

Ademais, além do impacto financeiro, a irregularidade favorece a proliferação de pragas urbanas, como ratos e mosquitos transmissores da dengue, além do risco de contaminar o solo e os recursos hídricos. Existe uma multa para quem for flagrado descartando lixo em locais inadequados que é de R$ 474,10.A população pode denunciar esse tipo de infração pelos seguintes canais: Guarda Municipal: 153 (atendimento 24h); Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade: (18) 3607-6550.

As denúncias também podem ser feitas na Polícia Ambiental: (18) 3622-1250 e na Central de Serviços: aracatuba.1doc.com.b. Porém, apesar da existência de penalidades, a Prefeitura reforça que a prioridade é conscientizar os moradores, evitando que o problema se repita.

Leia também: Carnaval 2025: Sebrae aponta oportunidades para empreendedores 

Se inscreva em nosso canal do youtube: Agora no Interior



Compartilhe esse post:


Top

Utilizamos cookies próprios e de terceiros para o correto funcionamento e visualização do site pelo utilizador, bem como para a recolha de estatísticas sobre a sua utilização.