Carregando...
16 de abril de 2025

Museu Ferroviário passará a funcionar aos sábados

Cultura
18/02/2025 10:30
Redacao
Continua após a publicidade...

A partir do próximo sábado (22/2), em Araçatuba (SP), o Museu Ferroviário Moisés Joaquim Rodrigues passará a funcionar também aos sábados. O horário de funcionamento será das 9h às 17h e, para marcar a mudança, a Prefeitura fará um evento especial neste sábado (22/2).

Na localidade, Haverá declamação de poesias e apresentação do livro “Prédios de Araçatuba”, obra financiada com recursos do Fundo Municipal de Apoio à Cultura. À tarde, o museu se tornará palco para a MPB, com os músicos Fernando Chade e Otávio Almeida.  


Ademais, ainda na ocasião, ocorrerá o anuncio da abertura, a partir de março, da programação especial de oficinas e atividades voltadas para o público infantil.Elas acontecerão mensalmente, ou seja, um domingo por mês, nas próprias dependências do Museu Ferroviário.


Também estarão disponíveis para visitação os espaços do museu e seu acervo, que contém galeria de fotos e história de antigos ferroviários, maquete ferroviária, equipamentos usados nos escritórios da ferrovia, além de uma biblioteca climatizada para leitura e pesquisa.

 
HISTÓRIA

Museu Ferroviário/ Foto: Colaboração Prefeitura Municipal


Localizado na região central de Araçatuba, no conjunto de imóveis conhecido como Vila Ferroviária, o Museu Ferroviário foi criado para resgatar tanto a memória da ferrovia como dos profissionais que nela trabalharam no início do século passado. A média é de 95 visitantes por mês.


Foi a chegada da ferrovia à Noroeste do Estado de São Paulo que impulsionou a ocupação e o surgimento de Araçatuba sendo, por anos, um dos motores do desenvolvimento econômico e urbano da cidade.


Diante dessa ligação histórica, entre a ferrovia e o surgimento da cidade, tornou-se imprescindível a criação em 2016 da instituição. O museu dispõe de um acervo de cerca de 600 peças, entre livros, imagens, maquinário, documentos, a maioria delas doadas pela família do ex-funcionário da Estrada de Ferro Noroeste do Brasil (NOB), Moisés Joaquim Rodrigues, que dá nome ao espaço. 


Falecido em 2004, Moisés se dedicou à profissão por 40 anos, ocupando a posição de chefe da estação ferroviária de Araçatuba.


SERVIÇO


O Museu Ferroviário Moisés Joaquim Nabuco fica na rua Joaquim Nabuco, 125/135, Centro. Funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h e, a partir de 22 de fevereiro, também aos sábados das 9h às 17h.

Leia também: Edna Flor propõe criação de comissão especial para buscar recursos para a saúde



Compartilhe esse post:


Top

Utilizamos cookies próprios e de terceiros para o correto funcionamento e visualização do site pelo utilizador, bem como para a recolha de estatísticas sobre a sua utilização.