Carregando...
01 de abril de 2025

Palestra para líderes atualiza profissionais sobre questões da saúde mental

Local
25/03/2025 20:30
Redacao
Continua após a publicidade...

A AEAN (Associação dos Engenheiros e Arquitetos da Alta Noroeste) recebeu, no dia 20 de março, o engenheiro Felipe Toqueton Sanches para a palestra “Modelo de Liderança na Engenharia e Arquitetura: da Estratégia à Execução”. O palestrante fez uma conexão entre um modelo de liderança para empresas e os novos requisitos sobre fatores psicossociais da NR-1 (Norma Regulamentadora nº 1), que envolvem a saúde mental e entram em vigor no dia 26 de maio.

A NR-1 estabelece disposições gerais e requisitos mínimos para a gestão de segurança e saúde no trabalho, aplicáveis a todas as empresas. A atualização mais recente inclui a exigência de identificação e gerenciamento dos fatores de risco psicossociais, como estresse, assédio e sobrecarga de trabalho, que podem afetar a saúde mental dos trabalhadores. “Este é um assunto extremamente atual, que as empresas e seus líderes precisam estar atualizados e atentos nesse momento”, explicou.

Essa mudança na NR-1, segundo ele, reforça a necessidade de as empresas adotarem estratégias de liderança e gestão que promovam um ambiente organizacional mais saudável, prevenindo adoecimentos e aumentando a produtividade. O evento na AEAN reuniu cerca de 40 profissionais das áreas de engenharia e arquitetura, entre outras, interessados em aprimorar suas habilidades de gestão e liderança.

Palestra na AEAN/ Foto: Colab./ Ass de Imprensa
Palestra na AEAN – Colab./ Ass. de Imprensa

Durante a palestra, Sanches abordou a importância de uma liderança eficaz para transformar estratégias em resultados concretos. Segundo ele, os líderes devem possuir não apenas habilidades técnicas e gerenciais, mas também competências comportamentais que facilitem a gestão de equipes e a execução de projetos complexos. “A liderança exige um equilíbrio entre conhecimento técnico e a capacidade de lidar com pessoas, promovendo um ambiente colaborativo e inovador”, ensinou Sanches.

O palestrante ainda destacou que uma liderança eficiente envolve a capacidade de identificar problemas e criar ambientes que favoreçam a inovação e o sucesso. Ele ressaltou a importância de um “pensamento arquitetônico”, ou seja, a habilidade de estruturar culturas organizacionais que estimulem a inovação e o êxito das equipes. “Os líderes precisam ter uma visão estruturada do ambiente de trabalho, para que consigam moldar processos e culturas que impulsionem a produtividade e a criatividade”, defendeu.

Além disso, Sanches enfatizou a relevância de competências comportamentais na liderança, como comunicação assertiva, negociação de conflitos e construção de equipes de alto desempenho. Essas habilidades, segundo ele, são essenciais para a gestão eficaz de projetos, permitindo que os líderes alinhem estratégias organizacionais às necessidades do mercado e expectativas dos clientes. “A comunicação clara e objetiva é uma das principais ferramentas para evitar falhas e garantir que as metas sejam atingidas”.

Por fim, o engenheiro reforçou que a formação contínua e a busca por especialização em gestão são diferenciais importantes para os profissionais que desejam aprimorar sua liderança. Ele incentivou a participação em programas de desenvolvimento que abordem desde o gerenciamento do tempo até a gestão financeira. “Os desafios do setor exigem líderes preparados, que invistam constantemente no seu aprimoramento profissional”, finalizou.

A palestra, promovida pela AEAN em parceria com o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de São Paulo (CREA-SP), arrecadou 40 pacotes de fraldas que serão doados para uma instituição filantrópica.

Leia também: Embarcação é multada por pescaria irregular, em Andradina

Se inscreva em nosso canal do youtube: Agora no Interior



Compartilhe esse post:


Top

Utilizamos cookies próprios e de terceiros para o correto funcionamento e visualização do site pelo utilizador, bem como para a recolha de estatísticas sobre a sua utilização.