Carregando...
04 de abril de 2025

Morte de arraias e camarões é investigada pela Polícia Ambiental, em Buritama 

Polícia
18/03/2025 22:30
Redacao
Continua após a publicidade...

A Polícia Ambiental de Buritama, na região de Araçatuba (SP), realizou o atendimento de uma denúncia, no último domingo (16/3), que estava relacionada ao agrupamento de inúmeras arraias e camarões próximos a jusante do canal de eclusagem da Usina Hidrelétrica de Nova Avanhandava, no rio Tietê. O fato foi considerado atípico pela instituição. 

Conforme o Agora no Interior apurou, a equipe realizou o policiamento náutico pela localidade e constatou a veracidade dos fatos, observando a grande quantidade de arraias vivas e camarões mortos, ambos estando à margem do reservatório. Na ocasião, não foi considerado odor diferente do normal da água. 

Ainda conforme o Agora no Interior apurou, foi considerado somente a concentração de microalgas no meio aquático causando a coloração esverdeada que, para instituição ambiental, pode ter sido ocasionada pela baixa oxigenação.  O vigilante local do alojamento da empresa responsável pela manutenção da calha do Tietê, neste trecho, foi procurado e prestou declarações aos policiais. 

Ele relatou à guarnição que, o fato ocorreu em anos anteriores, em quantidades superiores ao deste ano, porém que elas não foram divulgadas pela imprensa. A fiscalização foi registrada em termo de vistoria ambiental e foi encaminhada ao órgão ambiental competente para a apreciação das medidas que forem julgadas como pertinentes. 

Concentração de camarões e arraias/ Foto: Colab./Pol. Ambiental
Concentração de camarões e arraias – Foto: Colab./Pol. Ambiental

Leia também: Secretaria do Meio Ambiente celebra o Dia Mundial da Água com plantio coletivo

Se inscreva em nosso canal do youtube: Agora no Interior



Compartilhe esse post:


Top

Utilizamos cookies próprios e de terceiros para o correto funcionamento e visualização do site pelo utilizador, bem como para a recolha de estatísticas sobre a sua utilização.