Dono de clínica veterinária é autuado por manter ave em cativeiro, em Guararapes

Na última quinta-feira (20/2), em Guararapes (SP), na região de Araçatuba (SP), um dono de uma clínica veterinária foi multado em R$ 5.000,00, por manter uma ave em cativeiro.
Conforme as informações apuradas pela reportagem do Agora no Interior, durante o atendimento de uma denúncia de ave silvestre em cativeiro, uma equipe da PM ambiental se deslocou ao município de Guararapes (SP) e, após chegar no local denunciado, descobriu que na localidade funciona uma clínica veterinária com a venda de rações e demais produtos veterinários que havia a existência de uma ave silvestre da espécie “Arara-Canindé”.
Questionado
Ainda conforme as informações apuradas pela reportagem, ela estava acondicionada em um viveiro fixo ao chão no interior do comércio. Após ser indagado o proprietário, relatou que a ave é proveniente de criatório autorizado, apresentando a respectiva nota fiscal de compra.
Entretanto, a equipe confrontou a anilha existente na ave com a nota fiscal. Os dados conferiam, e em relação ao proprietário manter a ave exposta no interior da loja o mesmo alegou que foi pensando no bem estar da ave, uma vez que o local é climatizado e o viveiro possui dimensão adequadas para o animal.

Autuado
Ele disse também que possuí a ave apenas com a finalidade de estimação e que desconhecia a proibição de mantê-la exposta no local comercial. Sendo assim, levando em consideração que a ave se encontra ameaçada de extinção, foi adotada a medida administrativa com a elaboração do Auto de Infração Ambiental em desfavor do autor.
Ele foi multado em R$ 5.000,00 por utilizar espécime da fauna silvestre, sem autorização da autoridade ambiental competente. Porém, devido ao fato de que a ave possui procedência legal o autuado foi orientado a transferir a ave para um recinto que não fique exposto na loja.
Leia também: Praça Nova realiza Festival de Jogos de Tabuleiro, neste final de semana
Mais Recentes
Leia Também
-
Mais uma baixa na economia de Marília: Kibon encerra atividades e demite cerca de 60
-
Lojas tradicionais fecham as portas em Marília e provocam desemprego
-
Mercado Livre e Shopee constroem galpões logísticos na zona Norte de Marília
-
Menino desaparecido é encontrado sem vida após uma semana de buscas em Assis
Utilizamos cookies próprios e de terceiros para o correto funcionamento e visualização do site pelo utilizador, bem como para a recolha de estatísticas sobre a sua utilização.