Prefeitura entrega centro de apoio para cooperativa de reciclagem

Na tarde desta sexta-feira (4/4), a Prefeitura de Araçatuba (SP), entregou as instalações do centro de apoio aos trabalhadores da Cooperativa de Coleta Seletiva, Beneficiamento e Transformação de Materiais Recicláveis de Araçatuba (CooperAraçá). A nova estrutura oferece melhores condições de trabalho aos cooperados, que antes atuavam em um ambiente inadequado, sem infraestrutura para atender às necessidades mais básicas.
A construção conta com 147,95 metros quadrados e inclui vestiários masculino, feminino e para pessoas com deficiência, refeitório, copa, área de serviço, depósito e varanda. O investimento de R$ 493.444,35 foi realizado com recursos municipais, e a obra foi executada pela empresa HMBF Construtora Ltda.
A melhoria era uma demanda antiga dos trabalhadores. Em janeiro deste ano, os cooperados chegaram a ser avisados de que os banheiros químicos utilizados por eles seriam retirados do local, pois o contrato não havia sido renovado pela administração anterior.

Papel fundamental
A secretária de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Luciane Bueno, ressaltou o impacto da nova estrutura para os trabalhadores. “Os cooperados exercem um papel fundamental na destinação correta dos materiais recicláveis e precisavam de um espaço adequado para desenvolver suas atividades. Essa obra atende a uma necessidade urgente e melhora significativamente o ambiente de trabalho”, explicou.
A presidente da CooperAraçá, Júnia Graziela de Oliveira, afirmou que a nova estrutura representa a realização de um sonho antigo dos cooperados, que agora contam com um local mais digno para as refeições, além de banheiros adequados e até chuveiro, o que antes era impensável.
“A gente almoçava no sol, cercado por mau cheiro vindo do lixo dos dois lados. Era muito difícil. Agora temos conforto e mais dignidade”, relatou.
Codições insalubres
A presidente do Conselho Deliberativo do Fundo Social, Priscila Zanatta, acompanhou a entrega e lembrou que, em janeiro, esteve no aterro sanitário para ouvir as demandas dos trabalhadores. “Desde a primeira visita, ficou claro que os cooperados enfrentavam uma realidade muito difícil. Ver essa estrutura pronta hoje representa o início de uma mudança concreta na rotina deles”, afirmou.
A CooperAraçá realiza a triagem dos materiais provenientes da coleta seletiva domiciliar por meio de um termo de colaboração com a Prefeitura. Atualmente, a cooperativa conta com 14 trabalhadores, sendo a maioria mulheres. A sede está localizada no Centro de Tratamento de Resíduos (CTR), ao lado do Aterro Sanitário Municipal.
Leia também: Milton Farias apresenta o Show Influências no Sesc Birigui, nesta sexta-feira
Se inscreva em nosso canal do youtube: Agora no Interior
Mais Recentes
Leia Também
-
Mais uma baixa na economia de Marília: Kibon encerra atividades e demite cerca de 60
-
Lojas tradicionais fecham as portas em Marília e provocam desemprego
-
Mercado Livre e Shopee constroem galpões logísticos na zona Norte de Marília
-
Menino desaparecido é encontrado sem vida após uma semana de buscas em Assis
Utilizamos cookies próprios e de terceiros para o correto funcionamento e visualização do site pelo utilizador, bem como para a recolha de estatísticas sobre a sua utilização.