Carregando...
24 de abril de 2025

Santa Casa inicia obras para implantação de 10 novos leitos de UTI pediátrica

Saúde
23/04/2025 20:08
Cláudia Farias
Continua após a publicidade...

Na próxima segunda-feira, dia 28, a Santa Casa de Araçatuba dará início às obras de reforma e adequação de uma área para a implantação de 10 novos leitos de UTI Pediátrica, voltados para o tratamento intensivo de crianças de zero a 14 anos. A nova UTI será instalada em uma área anexa à UTI Neonatal 2, localizada no terceiro andar da torre principal do hospital.

A definição da data ocorreu após uma reunião e visita de inspeção ao local da futura UTI, realizada na manhã de quarta-feira, dia 23. Estiveram presentes o secretário municipal de Saúde de Araçatuba, Daniel Martins Ferreira Júnior; o provedor Petrônio Pereira Lima; o diretor técnico Dr. Ronaldo Chideroll; a arquiteta hospitalar Gislaine Bianchi; a gerente de enfermagem Bruna Castilho Barduci Marçal; e o construtor João Ernesto, da JE Construções, responsável pela execução do projeto.

O investimento total para a reforma será de R$ 450 mil, custeado pela Secretaria Municipal de Saúde, com recursos provenientes do Programa Mais Médicos, repassados pelo UniSALESIANO. A conclusão das obras está prevista para 30 dias, período durante o qual se espera também a definição do repasse de R$ 1,15 milhão para a compra dos equipamentos essenciais ao funcionamento da nova unidade.

O Dr. Anderson Dutra, coordenador do Serviço de Neonatologia e Pediatria Intensiva da Santa Casa, enfatizou a urgência de instalar e equipar os novos leitos antes do pico das doenças respiratórias, que afetam crianças durante o inverno. No ano passado, esse pico ocorreu no início de junho.

“Estamos em uma força-tarefa, onde a Secretaria Municipal de Saúde, o UniSALESIANO, a Santa Casa e o DRS estão se esforçando para atender a demanda por leitos de UTI Pediátrica. A construtora fará o possível para concluir a obra rapidamente, mas também precisamos agilidade na aquisição dos equipamentos”, explicou o provedor Petrônio Pereira Lima.

Detalhes do Projeto

A arquiteta Gislaine Bianchi, responsável pelo projeto, informou que a obra envolverá a reforma de uma área de apoio materno infantil próxima à nova UTI, que permitirá a transferência dos 12 leitos da Unidade de Cuidados Neonatais Intermediários. A reforma incluirá melhorias em hidráulica, elétrica, piso, climatização, revestimentos e forro.

“O grande desafio é que estaremos trabalhando dentro de uma UTI, exigindo cuidados redobrados para minimizar poeira e ruídos durante as obras”, destacou o construtor João Ernesto, que já realizou diversas reformas na Santa Casa de Araçatuba.

Com a nova UTI, o tratamento intensivo pediátrico passará a contar com 10 leitos, além dos 20 já existentes na UTI Neonatal, sendo 10 na UTI Neonatal 2. A UTI 1, localizada no sexto andar, será dedicada exclusivamente ao tratamento neonatal.

Leia também: Santa Casa de Marília realiza em maio o 2º Leilão de Gado Beneficente



Compartilhe esse post:


Top

Utilizamos cookies próprios e de terceiros para o correto funcionamento e visualização do site pelo utilizador, bem como para a recolha de estatísticas sobre a sua utilização.