Birigui promove campanha para identificar casos de tuberculose

A Prefeitura de Birigui (SP), na região de Araçatuba (SP), anunciou nesta última segunda-feira (24/3), através de sua assessoria de imprensa que, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, está realizando, até o dia 31 de março, uma campanha para encontrar pessoas com sintomas de tuberculose, incentivando pessoas que apresentam tosse constante por três semanas ou mais, a fazerem o exame que diagnostica a doença.
No dia Mundial de Combate a Tuberculose, celebrado nesta segunda-feira, dia 24 de março, a Vigilância Epidemiológica do município informou que de 2 de janeiro até o momento, já foram diagnosticadas 10 pessoas com a doença. Todas já estão em tratamento em Birigui. Em todo o ano de 2024, 19 pessoas foram acometidas pela tuberculose no município.
A enfermeira da Vigilância Epidemiológica de Birigui, Maria Helena Martins Yazawa, explicou que a coleta para a realização do exame diagnóstico é simples e indolor. “Basta a pessoa procurar a Unidade Básica de Saúde (UBS) de sua referência e pedir o auxílio do setor de enfermagem. Os casos positivos são encaminhados para tratamento e acompanhamento do médico infectologista do município”, disse a diretora.

A doença
A tuberculose é uma doença infecciosa causada pelo Mycobacterium tuberculosis, e transmitida pelo ar. É importante tratar precocemente para evitar a propagação. Ao iniciar o tratamento, o paciente não transmite mais a doença após 10 a 15 dias. O tratamento deve ser concluído para evitar recaídas e o surgimento de formas resistentes da bactéria.
O diagnóstico é feito pelo exame de escarro e o tratamento dura cerca de seis meses, sendo gratuito pelo SUS (Sistema Único de Saúde) e acompanhado por profissionais especialistas em pulmão da rede pública. O Brasil, é um dos países que tem mais casos de tuberculose no mundo, porém a taxa de cura é de 85% dos casos, quando seguidas as orientações do Ministério da Saúde.
Leia também: Prefeitura altera sentido de vias no Jardim Universo a partir de quarta-feira
Se inscreva em nosso canal do youtube: Agora no Interior
Mais Recentes
Leia Também
-
Mais uma baixa na economia de Marília: Kibon encerra atividades e demite cerca de 60
-
Lojas tradicionais fecham as portas em Marília e provocam desemprego
-
Mercado Livre e Shopee constroem galpões logísticos na zona Norte de Marília
-
Menino desaparecido é encontrado sem vida após uma semana de buscas em Assis
Utilizamos cookies próprios e de terceiros para o correto funcionamento e visualização do site pelo utilizador, bem como para a recolha de estatísticas sobre a sua utilização.