Pontos de descarte de resíduos para combater a dengue são oferecidos pela Prefeitura

O município de Araçatuba (SP), está enfrentando em 2025, uma situação considerada preocupante em saúde pública, pois, neste ano, houveram 4.551 confirmações de casos de dengue. Devido ao cenário ecopontos para o descarte adequado de entulhos e resíduos, estão sendo oferecidos pela prefeitura.
De acordo com o divulgado pela assessoria de imprensa do município nesta quarta-feira (05/02), Araçatuba (SP), dispõe de cinco ecopontos em locais estratégicos da cidade. Os espaços são destinados ao descarte de materiais como resíduos de construção civil, móveis velhos e itens recicláveis.
No entanto, ainda de acordo com o divulgado pela assessoria de imprensa, os mutirões realizados têm revelado um alto índice de descarte irregular em terrenos e áreas verdes, agravando a situação de proliferação do mosquito. Essa realidade tem resultado em lotações no Pronto-Socorro Municipal (PSM) e em Unidades Básicas de Saúde (UBSs).
Além de aumentar os focos do mosquito da dengue, esse descarte inadequado piora as ocorrências relacionadas ao acúmulo de água em bueiros e bocas de lobo, provocando alagamentos em algumas regiões da cidade. Em uma declaração divulgada pela assessoria, a secretária de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Luciane Bueno, pede aos moradores que não joguem nada em vias públicas.
Ela pede também que os araçatubenses, cuidem do seu lixo em casa, pois, segundo ela, é essencial que todos façam um esforço conjunto para manter a cidade limpa, evitando o descarte irregular nos terrenos baldios e áreas verdes.

COMO FUNCIONA
Os ecopontos aceitam uma variedade de materiais, incluindo pequenas quantidades de entulho, madeira, plástico, metal, vidro e eletrodomésticos. Cada cidadão pode descartar até um metro cúbico desses resíduos sem custos.
CENTRO DE TRATAMENTO DE RESÍDUOS
Além dos ecopontos, a cidade conta com um Centro de Tratamento de Resíduos (CTR), localizado na Estrada do Cafezópolis, que funciona das 8h às 17h, de segunda a sábado.
DENÚNCIAS
Para auxiliar na fiscalização e no combate ao acúmulo de água parada, a população pode utilizar o canal Araçatuba Digital, disponível no site www.aracatuba.sp.gov.br, para denunciar locais com possível acúmulo de água ou descarte irregular de resíduos. Além disso, a Guarda Civil Municipal pode ser acionada pelo telefone 153 para relatar casos de descarte inadequado.
ECOPONTOS
– Lago Azul: Rua José Guerra, 631;
– Claudionor Cinti: Rua Bruno Grenge, 231;
– São José: Rafael Manarelli, 170;
– Country: Odorindo Perenha, 2.220, em frente ao antigo Country Clube;
– Fundadores: Avenida dos Fundadores, 4.783 (final da avenida).
FUNCIONAMENTO
Os ecopontos funcionam das 8h às 17h, de segunda a sábado, sem necessidade de agendamento.
Leia também: Morro do LV é campeão do Torneio de Futsal de Férias 2025, em Pompeia
Mais Recentes
Leia Também
-
Zona Norte vai ter unidade do Max Atacado, com cerca de 250 vagas de emprego
-
Mais uma baixa na economia de Marília: Kibon encerra atividades e demite cerca de 60
-
Lojas tradicionais fecham as portas em Marília e provocam desemprego
-
Mercado Livre e Shopee constroem galpões logísticos na zona Norte de Marília
Utilizamos cookies próprios e de terceiros para o correto funcionamento e visualização do site pelo utilizador, bem como para a recolha de estatísticas sobre a sua utilização.