Santa Casa convoca doadores de Sangue, devido ao baixo estoque

Nesta última terça-feira (11/2), através de sua assessoria de imprensa, a Santa Casa de Araçatuba (SP), informou para a reportagem do Agora no Interior que, sua Agência Transfusional, Unidade Hemoterápica responsável pela estocagem intra- hospitalar de bolsas de sangue e hemocomponentes, está convocando doadores de sangue.
A ação é com urgência e possuí o objetivo de garantir as transfusões necessárias aos pacientes graves de Dengue. Além disso, os pacientes com complicações decorrentes da Dengue precisam de transfusões de plaquetas.
Ademais, com a explosão da doença, registrada no mês de janeiro, os estoques de todos os tipos de sangue, de acordo com o divulgado pela assessoria de imprensa da instituição, caíram, e, nesses primeiros dias de fevereiro, entraram na margem de estado crítico.
Já em janeiro deste ano, o hospital utilizou em transfusões de pacientes diversos, dentre os quais e em maior quantidade, os oncológicos, 1.057 bolsas de hemocomponentes (hemácias, plaquetas, plasma e crioprecipitado), contra 857 realizadas em janeiro de 2024.
Ainda de acordo com o divulgado pela instituição, o aumento de 23,5% é atribuído em grande parte às demandas das alas de pacientes infectados por Dengue com queda de plaquetas e precisam de transfusões. Nesses casos, para cada transfusão plaquetas são necessárias de 6 a 8 bolsas.
Para garantir as transfusões necessárias aos pacientes internados e para internações futuras não improváveis, posto que epidemia de Dengue na cidade ainda não retrocedeu, a Agência Transfusional está chamando potenciais doadores de sangue. Eles devem procurar o Hemocentro de Araçatuba para fazerem suas doações, pois, os estoques do Hemocentro, tem sido afetados por duas frentes da Dengue: o aumento na demanda de bolsas para pacientes que estão em tratamento com queda de plaquetas e, também, por conta da restrição clínica de doar sangue por, pelo menos, 30 dias para quem contraiu a doença.
Como forma de ajudar na reposição urgente dos estoques de sangue, a Santa Casa de Araçatuba está realizando mobilização para atrair doadores dentre os mais de 1.700 colaboradores. A administração iniciou na terça-feira (11/2), a campanha interna que está sendo veiculada através da rede de computadores, mensagens por whatsapp e posts em redes sociais, alertando os colaboradores sobre a importância e urgência de doações de sangue.
Quem pode doar

Doares devem estar bem de saúde, apresentar documento oficial com foto, ter idade entre 16 e 69 anos (menores de 18 anos devem estar acompanhados dos responsáveis), o homem deve pesar mais de 50kg e a mulher mais de 51kg.
A primeira doação deve ser antes dos 60 anos e pessoas com tatuagens também podem doar após um ano de realização do procedimento. Contaminados por Dengue só podem doar após 30 dias do ciclo da doença.
Como doar
Agendar a doação através do telefone (18) 2102-9400 ou ir pessoalmente à sede do no Hemocentro de Araçatuba, à Avenida Arthur Ferreira da Costa, 330, Bairro Aviação. Horários de atendimento: Segunda-feira 7h30 às 12h30 e 14h30 às 18h ; Terça-feira 7h30 às 12h30; Quarta-feira 7h30 às 12h30; Quinta-feira 7h30 às 12h30 e 14h30 às 18h00 ; Sexta-feira 7h30 às 12h30.
Leia também: Curso de Equidade de Gêneros e Feminismos acontece em Birigui, na próxima semana
Mais Recentes
Leia Também
-
Zona Norte vai ter unidade do Max Atacado, com cerca de 250 vagas de emprego
-
Mais uma baixa na economia de Marília: Kibon encerra atividades e demite cerca de 60
-
Lojas tradicionais fecham as portas em Marília e provocam desemprego
-
Mercado Livre e Shopee constroem galpões logísticos na zona Norte de Marília
Utilizamos cookies próprios e de terceiros para o correto funcionamento e visualização do site pelo utilizador, bem como para a recolha de estatísticas sobre a sua utilização.