Sesc Birigui celebra a cultura de saúde por meio de práticas integrativas e complementares

Na semana em que se celebra o Dia Mundial da Saúde, o Sesc Birigui (SP), na região de Araçatuba (SP) convida o público a refletir sobre a saúde para além da ausência de doenças, por meio do projeto Inspira – Ações para uma vida saudável. Em sua 8ª edição, o Inspira destaca as Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS) como uma abordagem fundamental no cuidado integral ao ser humano.
Reconhecidas pela Organização Mundial da Saúde (OMS), essas práticas incluem terapias que visam prevenir doenças e promover a recuperação da saúde, valorizando a escuta acolhedora e os saberes tradicionais que oferecem outras visões sobre práticas de cuidado.
Sobre o Inspira
Criado em 2018, o projeto busca, por meio de suas ações, promover a cultura de saúde, e incentivar hábitos que contribuem para o bem-estar físico e mental dos indivíduos. Com a programação pensada a partir das Práticas Integrativas e Complementares em Saúde, o Inspira – Ações para um Vida Saudável estimula o pensamento sobre uma forma mais holística e personalizada de cuidado, fortalecendo a autonomia e o autocuidado dos indivíduos. Além disso, a integração de saberes tradicionais enriquece a diversidade cultural e oferece alternativas terapêuticas acessíveis, como a fitoterapia, acupuntura, meditação e yoga, promovendo um estilo de vida saudável e a redução de doenças crônicas.
“Ao realizar o Inspira, o Sesc convida todos a refletir sobre a Cultura da Saúde, que está profundamente conectada com a nossa ação, que estimula a adoção de práticas cotidianas que favorecem a qualidade de vida, como a alimentação equilibrada, a prática regular de atividades físicas e a gestão do estresse” explica Luiz Deoclécio Massaro Galina, diretor do Sesc São Paulo. “Por meio de nossas ações, cumprimos a missão de promover o bem-estar integral, considerando os aspectos físicos, emocionais, mentais e sociais do indivíduo”, completa o diretor.
Confira a programação:
Danças circulares: dançando a ancestralidade
Aos sábados, às 15h30, Liliana Carvalho especialista em Dança Circular propõe aulas, por meio do movimento e da sabedoria ancestral, permitem aos participantes se reconectar com suas origens e emoções. A dança circular e a prática reflexiva promovem o bem-estar, o autoconhecimento e o autocuidado.
De 5 a 26/4. Sábados, 15h30 às 17h. Teatro. Atividade recomendada para maiores de 14 anos.
Yoga e saúde integral
Na série de práticas desse mês, a instrutora Silvana Paulan, conduz práticas de Hatha Yoga, destacando seus benefícios para a saúde integral, como fortalecimento muscular, equilíbrio, flexibilidade, funcionamento dos órgãos e glândulas, além de aprimorar a concentração e o foco.
De 6 a 27/4. Domingos, 10h às 11h. Dia 21/4. Segunda, 10h às 11h. Atividade recomendada para maiores de 12 anos.
Yoga restaurativa
A prática propõe um momento de relaxamento profundo e reconexão entre corpo e mente. Com posturas sustentadas por mais tempo e o auxílio de acessórios, a prática ajuda a liberar tensões, promover o descanso e restaurar a energia. Uma experiência acolhedora para quem busca bem-estar e equilíbrio. De 15 a 17/4. Terça a quinta, 18h30 às 19h e 19h às 19h30. Sala Múltiplo Uso 1. Senhas 30 minutos antes. Atividade recomendada acima de 12 anos.

Vivências tradicionais de saúde pelas plantas
No ferido (21), às 14h, teremos uma roda de conversa sobre diversas mudas de plantas, folhas, cascas e raízes com propriedades medicinais, compartilhando seus conhecimentos sobre o uso dessas plantas de acordo com as tradições da cultura Bantu de Kongo-Angola, além de abordar os métodos de cultivo, colheita e conservação.
Dia 21/4. Segunda, 14h às 17h30. Sala Múltiplo Uso 2. Senhas 30 minutos antes. Atividade recomendada acima de 16 anos.
Leia também: Homem é preso por importunar sexualmente funcionária de lanchonete, em Auriflama
Se inscreva em nosso canal do Youtube: Agora no interior
Mais Recentes
Leia Também
-
Mais uma baixa na economia de Marília: Kibon encerra atividades e demite cerca de 60
-
Lojas tradicionais fecham as portas em Marília e provocam desemprego
-
Mercado Livre e Shopee constroem galpões logísticos na zona Norte de Marília
-
Menino desaparecido é encontrado sem vida após uma semana de buscas em Assis
Utilizamos cookies próprios e de terceiros para o correto funcionamento e visualização do site pelo utilizador, bem como para a recolha de estatísticas sobre a sua utilização.