Bairros Jardim Marajó e Firenze têm ações preventivas e bloqueio contra a dengue
Agentes de saúde de Marília fizeram, neste sábado de manhã, ações preventivas e de bloqueio contra a dengue, nos bairros Jardim Marajó (zona Sul) e Firenze (zona Oeste). A Secretaria Municipal da Saúde de Marília mantém alerta contra a dengue no município. Na semana epidemiológica 1 de 2025, correspondente ao período de 29 de dezembro de 2024 a 4 de janeiro de 2025, a cidade registrou 26 novos casos confirmados da doença, conforme dados extraídos do Sinan (Sistema de Informação de Agravos de Notificação) em 6 de janeiro de 2025. Não houve registros de óbitos relacionados à doença.
As confirmações foram reportadas por diversas unidades de saúde do município, incluindo UBSs, USFs, UPAs e hospitais. O monitoramento e a notificação ativa desempenham papel fundamental para a rápida identificação dos casos. A Secretaria da Saúde reforça a necessidade de medidas preventivas pela população, como evitar o acúmulo de água parada, realizar a limpeza de quintais e colaborar com as equipes de controle de endemias.
Com o verão e as chuvas frequentes, os cuidados devem ser intensificados para evitar novos surtos. A Secretaria também disponibiliza orientações nas unidades de saúde para esclarecimento e apoio à população.
Nebulização no Aniz Badra
Embora a previsão seja terminar o serviço de nebulização com bomba costal no bairro Aniz Badra, até a próxima segunda-feira (13/1), o trabalho tem sido intensificado para finalizar antes. “Na quarta-feira (8/1) fizemos cinco quarteirões, e na quinta (9/1) mais sete. Faltam oito quadras para encerrarmos a aplicação de inseticida contra a dengue na região do Aniz Badra, zona Norte. Nosso cronograma está adiantado em relação à previsão inicial”, explicou a enfermeira da Vigilância Ambiental, Vivian Martinelli Funai.
Além dessa ação específica, continua em toda a cidade o trabalho de bloqueio de controle de criadouros com remoção de possíveis criadouros e tratamento com larvicida em locais onde não é possível retirá-los.
Neste sábado (11/1), 20 servidores da Secretaria da Saúde fizeram ação de bloqueio de controle de criadouros nas áreas abrangidas pelo jardim Marajó, na zona Sul, e pelo jardim Firenze, na zona Oeste. Para ter sucesso, o trabalho precisa da colaboração da população, permitindo a entrada dos agentes da saúde para verificação do imóvel. Já nas áreas públicas, a Secretaria Municipal de Serviços Urbanos tem feito uma força-tarefa de limpeza por toda a cidade.
Denúncias:
Para denúncias de criadouros de dengue, o contato deve ser feito pela Ouvidoria, inclusive com envio de fotos e vídeos, caso seja necessário, em um dos seguintes canais:
Presencialmente: Rua 4 de Abril, 41 – Centro (fundos) – CEP: 17500-010. Horário de atendimento: das 8h às 17h
Telefone: 0800-776-6111
WhatsApp: (14) 3402-6000 – Opção 10 (adicione este número no whatsapp e envie uma mensagem)
E-mail: ouvidoria@marilia.sp.gov.br
Leia também Nebulização contra a dengue no Aniz Badra prossegue até segunda, dia 13
Mais Recentes
Leia Também
-
Mais uma baixa na economia de Marília: Kibon encerra atividades e demite cerca de 60
-
Lojas tradicionais fecham as portas em Marília e provocam desemprego
-
Mercado Livre e Shopee constroem galpões logísticos na zona Norte de Marília
-
Menino desaparecido é encontrado sem vida após uma semana de buscas em Assis
Utilizamos cookies próprios e de terceiros para o correto funcionamento e visualização do site pelo utilizador, bem como para a recolha de estatísticas sobre a sua utilização.