Caminhão recebido por Birigui será utilizado na coleta de lixo urbano
Nesta sexta-feira (31/1), a Prefeitura de Birigui (SP), na região de Aeaçatuba (SP), informou que recebeu esta semana um caminhão zero-quilômetro que será usado para a coleta de lixo na área urbana do município.
Conforme o divulgado, ele é o quarto do mesmo modelo adquirido com recurso do Governo do Estado de São Paulo, por meio de convênio no valor de R$ 2.420.000,00, liberado pela Secretaria de Estado de Governo e Relações Institucionais. Além do mais, ele será integrado a frota da Secretaria Municipal de Serviços Públicos, responsável pela limpeza urbana de Birigui.
Ainda conforme o divulgado, o caminhão foi recebido pelo secretário de Governo, Wilson Carlos Borini, e pelo secretário de Serviços Públicos, Danilo de Souza Ferreira. A empresa vencedora do processo de licitação foi a Marka Veículos Ltda., de Araçatuba. O valor unitário do veículo com todos os equipamentos necessários para operação foi de R$ 605.000,00.
O caminhão é equipado com compactador de resíduos sólidos urbanos com capacidade de 15 metros cúbicos de volume interno da caixa, compartimento de carga traseiro com mínimo de dois metros cúbicos, estribo traseiro com chapa antiderrapante e corrimão para até quatro garis e basculante de container.
Mudança
O novo automóvel significa um aumento na frota de veículos, pois, o Departamento de Coleta de Lixo Urbano de Birigui, nos dias atuais, opera com três veículos adquiridos zero quilômetro e um com mais tempo de uso. Com a aquisição, ele passará a contar com cinco caminhões.
A coleta de lixo na área urbana de Birigui está sendo efetuada de maneira autônoma pela Prefeitura. O serviço é realizado em três turnos. A prefeita Samanta Borini (PSD), explicou que está em fase de finalização de um plano de trabalho para melhorar a qualidade na prestação do serviço.
“Temos consciência de que são muitas as adequações para que possamos prestar o serviço da forma que a nossa população necessita. Mas nosso objetivo é ajustar as linhas e adequar horários, até que possamos concluir o plano de aquisição de mais caminhões”, adiantou a prefeita.
COLETA SELETIVA
Concomitante a reorganização da coleta de lixo urbano, Birigui também se prepara para avançar no projeto de implantação da coleta seletiva. Para Samanta essa é uma ação que trará ganhos ambientais para o município.
Atualmente o aterro sanitário de Birigui recebe cerca de 85 toneladas de lixo doméstico todos os dias. Com a implantação da coleta seletiva, a expectativa é reduzir esse volume.
Leia também: Legislativo de Penápolis pesquisa alternativas para aumentar combate à dengue
Mais Recentes
Leia Também
-
Mais uma baixa na economia de Marília: Kibon encerra atividades e demite cerca de 60
-
Lojas tradicionais fecham as portas em Marília e provocam desemprego
-
Mercado Livre e Shopee constroem galpões logísticos na zona Norte de Marília
-
Menino desaparecido é encontrado sem vida após uma semana de buscas em Assis
Utilizamos cookies próprios e de terceiros para o correto funcionamento e visualização do site pelo utilizador, bem como para a recolha de estatísticas sobre a sua utilização.