Carregando...
01 de abril de 2025

Alunos de 1º ao 5º ano da rede municipal de ensino vão ter introdução da robótica

Marília
11/03/2025 08:00
Redacao
Continua após a publicidade...

A Prefeitura de Marília realizou na tarde desta segunda-feira (10/3), na EMEF (Escola Municipal de Ensino Fundamental) Nelson Gabaldi, na zona Oeste da cidade, a apresentação do projeto de “Introdução da Robótica nas Escolas”. O programa de robótica educacional que, terá início neste primeiro semestre, é direcionado para estudantes do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental.

A ação é inédita e representa um grande marco para as atividades pedagógicas da rede municipal de ensino. Durante a solenidade, o prefeito Vinicius Camarinha (PSDB) também fez a assinatura do decreto que regulamenta o uso do celular nas escolas municipais. “Investir na Educação é uma prioridade do nosso governo. Já anunciamos mais de R$ 2 milhões para melhorar o cardápio da merenda, estamos fazendo a aquisição de materiais escolares e vamos distribuir, em breve, os uniformes para os nossos alunos”, destacou Vinicius.

Durante as aulas de robótica, os alunos do Ensino Fundamental vão trabalhar em grupos de quatro integrantes, onde cada um assume uma função específica: líder, administrador, construtor e programador. “As nossas escolas municipais estão com uma grade curricular planejada para fortalecer o aprendizado e estimular a criatividade e a inovação dos alunos. As atividades incluem aulas de robótica educacional, conduzidas por educadores que vão preparar os nossos estudantes para o futuro”, ressaltou a professora Cilmara Carreiro, secretária municipal da Educação.

Danilo Bigeschi, Vinicius Camarinha, diretora da escola e alunos - Colab./ Ass. de Imprensa
Danilo Bigeschi, Vinicius Camarinha, diretora da escola e alunos – Colab./ Ass. de Imprensa

Rede municipal

No total, mais de 10 mil alunos de 21 escolas municipais vão participar de atividades que estimulam o pensamento computacional e ensinam habilidades essenciais para o desenvolvimento humano e tecnológico. As aulas são baseadas em metodologias ativas e utilizam os kits educacionais da LEGO® Education.

A “Cultura Maker” é uma das principais metodologias empregadas, na qual os estudantes constroem robôs e assumem diferentes funções para realizar tarefas práticas. Além disso, o projeto inclui o STEAM (sigla em inglês para Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática), promovendo a interdisciplinaridade nas aulas.

“A combinação de recursos e tecnologias favorece o desenvolvimento de habilidades organizacionais, socioemocionais, cognitivas, comportamentais e de comunicação, enriquecendo o processo de aprendizagem. Como parte do plano de desenvolvimento, os nossos educadores participaram de uma capacitação abrangente para se prepararem para as aulas de robótica”, acrescentou a professora Cilmara Carreiro.

Orientadores e especialistas

O projeto também conta com orientadores educacionais especialistas em robótica, que apoiarão os professores ao longo do ano letivo. “A Educação tem sido prioridade, desde o início da atual administração. Parabenizamos o prefeito Vinicius e a secretária Cilmara por esta iniciativa inovadora. A Câmara Municipal e os vereadores sempre vão apoiar estes projetos, que trazem melhorias significativas para o ensino do município”, frisou Danilo Bigeschi (PSDB), presidente da Câmara Municipal, que acompanhou a apresentação do novo projeto na EMEF Nelson Gabaldi.

Danilo Bigeschi (à direita), acompanhou anúncio - Colab./ Ass. de Imprensa
Danilo Bigeschi (à direita), acompanhou anúncio – Colab./ Ass. de Imprensa

Mais informações sobre o programa de robótica na rede municipal de ensino podem ser obtidas pelo telefone (14) 3402-6300.

Leia também Números de casos de dengue crescem e a procura pela vacina está cada vez menor

Se inscreva em nosso canal do youtube: Agora no Interior



Compartilhe esse post:

Tags:

Top

Utilizamos cookies próprios e de terceiros para o correto funcionamento e visualização do site pelo utilizador, bem como para a recolha de estatísticas sobre a sua utilização.