Apoio da população é fundamental na transição dos serviços de água e esgoto
Período de transição envolvendo o Daem (Departamento de Água e Esgoto de Marília) e a RIC Ambiental, que assumiu os serviços de água e esgoto em Marília, vai exigir apoio incondicional da população. A observação é da nova concessionária, que emitiu nota à imprensa destacando que está trabalhando com afinco para resolver as demandas do setor, que existem há vários anos. A empresa ressalta que todos os esforços estão sendo direcionados no sentido de modernizar e aumentar a eficiência do sistema de saneamento da cidade. Segundo a lei que concedeu o serviço, o processo de transição prevê 60 dias para sua finalização.
Um desses desafios é em relação ao seu quadro de colaboradores. A expectativa inicial era de que um terço dos servidores do Daem fosse absorvido pela RIC Ambiental. “No entanto, muitos optaram por permanecer na Prefeitura, o que acabou dificultando essa fase da transição. Apesar disso, o processo de realocação de servidores segue em andamento e os interessados podem se candidatar às vagas oferecidas pela empresa”, menciona a nota.
Vale destacar que o decreto de concessão, permite o desligamento do serviço ou o afastamento por até dois anos para aqueles que quiserem migrar para o setor privado. A empresa reconhece a importância dos profissionais do Daem e está confiante de que muitos ainda irão se unir à nova gestão para fortalecer a equipe e auxiliar na modernização do sistema.
A empresa também reconhece que o saneamento em Marília enfrenta um histórico de falta de investimentos e deterioração de suas instalações, o que dificulta na prestação de um serviço contínuo e eficiente, mas está trabalhando para reverter esse quadro com a expertise técnica de suas empresas formadoras, para garantir melhorias no abastecimento e no esgotamento sanitário.
Redução nas tarifas
Entre as melhorias planejadas, a RIC Ambiental já implementou a redução de 3% nas tarifas de água e esgoto. Essa medida que visa aliviar o orçamento das famílias da cidade e contribuir positivamente para a percepção do novo serviço.
Outro ponto importante é a melhoria nos canais de atendimento ao público. Ainda na fase de transição, a RIC Ambiental está modernizando seus sistemas para oferecer um atendimento mais ágil e eficiente, sem interromper o serviço. Em breve, a empresa passará a atender também aos finais de semana e feriados, oferecendo mais flexibilidade para que os consumidores resolvam suas pendências. A expectativa é de que nos próximos dias a população já sinta essa diferença nos tempos de resposta e tenha uma experiência mais fluida de comunicação. Cabe salientar que, durante o período de transição, os canais de comunicação permanecem integrados ao Daem para atender as demandas dos consumidores.
A colaboração da população é vista como um ponto crucial para o sucesso desse processo. A RIC Ambiental pede para que os moradores de Marília continuem ajudando a fiscalizar o sistema, reportando imediatamente quaisquer vazamentos, rompimentos de redes ou outras falhas. As demandas podem ser feitas por meio do WhatsApp da empresa, pelo número (14) 3434-0220 e também pelo Telegram: t.me/Ricambiental_bot, com o envio de fotos e informações detalhadas para agilizar as soluções.
O atendimento também pode ser realizado de forma presencial, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, na rua São Luiz, 359 – Centro. O usuário pode usar também o portal da empresa na internet (www.ricambiental.com.br), onde é possível o acesso a informações sobre contas, solicitar 2ª via e acompanhar o status de suas solicitações.
A RIC Ambiental reforça seu compromisso com Marília e acredita que, apesar dos desafios iniciais, a modernização da infraestrutura de água e esgoto trará benefícios duradouros à população e segue confiante de que, com o tempo e o trabalho conjunto com a comunidade, será possível alcançar a excelência no serviço prestado.
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