Crise no Hemocentro: 40% dos pedidos de plaquetas são para pacientes com dengue

O Hemocentro de Marília está em alerta mais uma vez. Além de sangue a necessidade também é de plaquetas. As plaquetas são células minúsculas que, entre uma de suas funções, mantém o sistema de defesa funcionando. Dessa forma, esse componente sanguíneo são essenciais para pessoas em tratamento de câncer, pacientes com doenças hematológicas, pessoas que passam por grandes cirurgias ou que possuem problemas com coagulação do sangue.
Além disso, pacientes com dengue também precisam de transfusão de plaquetas em alguns casos. Afinal, a doença pode causar uma queda significativa no número de plaquetas, um processo chamado de trombocitopenia. Você sabia que cerca de 40% dos pedidos de bolsa de plaqueta são para realizar transfusões em pacientes com dengue? Então, a doação é essencial, mas ainda mais neste período de muitos casos de dengue!
Por que doar?
1. Tratamento de Câncer: as plaquetas são essenciais para pacientes em quimioterapia. O tratamento pode reduzir significativamente a produção de plaquetas, tornando os pacientes muito vulneráveis a sangramentos.
2. Tempo Limitado de Conservação: diferente de outros componentes do sangue, as plaquetas têm uma vida útil muito curta – apenas 5 dias. Por isso, doações constantes são fundamentais.
3. Procedimento Simples e Seguro: a doação de plaquetas é similar à doação de sangue, mas com um processo chamado aférese, que separa apenas as plaquetas e devolve o restante do sangue ao doador.
Se você tem entre 18 e 60 anos, pesa no mínimo 60 kg e está em boas condições de saúde, venha fazer a diferença! Não deixe os nossos estoques de plaquetas zerados!
Entre em contato com o Hemocentro de Marília e saiba mais. Hemocentro | (14) 3434-2541. O Hemocentro de Marília fica na Rua Lourival Freire, 240 – Fragata e funciona de segunda à sábado, das 7h às 13h.

Leia também: Estoques de bancos de sangues da região precisam de doações
Se inscreva em nosso canal do youtube: Agora no Interior
Mais Recentes
Leia Também
-
Mais uma baixa na economia de Marília: Kibon encerra atividades e demite cerca de 60
-
Lojas tradicionais fecham as portas em Marília e provocam desemprego
-
Mercado Livre e Shopee constroem galpões logísticos na zona Norte de Marília
-
Menino desaparecido é encontrado sem vida após uma semana de buscas em Assis
Utilizamos cookies próprios e de terceiros para o correto funcionamento e visualização do site pelo utilizador, bem como para a recolha de estatísticas sobre a sua utilização.