Carregando...
10 de novembro de 2024

Crise no Ipremm é tema de encontro de aposentados com Eduardo Nascimento

Política
31/07/2024 12:00
Assessoria de Imprensa
Continua após a publicidade...

A crise no Ipremm (Instituto de Previdência do Município de Marília) foi tema de uma reunião envolvendo cerca de 100 servidores municipais aposentados e pensionistas e o pré-candidato a prefeito, vereador Eduardo Nascimeno (Republicanos). Com atrasos nos salários, auxílio saúde e falta de transparência, os trabalhadores trataram sobre possíveis soluções para o órgão, que está endividado.

O encontro foi realizado em um hotel no Centro de Marília e foi solicitado por um grupo de aposentados com o intuito de esclarecer dúvidas em relação a repasses e atrasos de salários e benefícios do instituto. Durante a reunião, Nascimento apresentou algumas soluções para o Ipremm.

No início da reunião, os representantes dos servidores explicaram que o que mais incomoda os aposentados é a falta de informações sobre os repasses. Quando os servidores telefonam para o instituto em busca de informações, são informados que a Prefeitura de Marília não fez o repasse obrigatório, resultando na falta de previsão de pagamento do auxílio saúde dos aposentados. Assim, os servidores ficam à mercê da boa vontade da prefeitura em repassar o recurso, que gira em torno de R$ 1,2 milhão por mês.

Eduardo Nascimento conversa com servidores sobre o Ipremm - Colab./Ass. de Imprensa
Eduardo Nascimento conversa com servidores sobre o Ipremm – Colab./Ass. de Imprensa

Salvar o Ipremm

Nascimento destacou que, caso seja eleito, a missão do Ipremm sob sua gestão será garantir um sistema previdenciário enxuto e eficaz, assegurando o pagamento das aposentadorias e pensões merecidas dos servidores públicos municipais e seus entes, que serviram a comunidade com dignidade e zelo durante anos.

“É inadmissível o que vem acontecendo com os servidores públicos municipais aposentados e pensionistas. Atraso de salários e auxílio saúde praticamente todo mês. Eu me coloco no lugar dos servidores, que muitos me relataram que estão sem medicação e sem poder pagar água e luz, aguardando o benefício, que é um direito deles. E a prefeitura, como sempre, atrasando e deixando nossos valorosos aposentados para depois. Isso é imoral”, disse Nascimento.

Durante o encontro, Nascimento apresentou algumas ações e propostas para reestruturar o Ipremm. Entre elas estão: realizar um planejamento estratégico contínuo dos balanços patrimoniais, visando ampliar a lucratividade do fundo no longo prazo; efetuar rigorosamente os pagamentos dos parcelamentos de dívidas pretéritas contraídas nas gestões de Vinícius Camarinha e Daniel Alonso e processar e responsabilizar civilmente e pecuniariamente os responsáveis pelos desequilíbrios do Ipremm.

Medidas rigorosas

Vai ser necessário também repassar rigorosamente os descontos previdenciários realizados pela prefeitura na folha de pagamento dos servidores municipais; repassar rigorosamente a contribuição patronal obrigatória da prefeitura, evitando atrasos e futuros parcelamentos da dívida municipal com o Ipremm; aumentar a contribuição patronal obrigatória da prefeitura; fazer leilões de patrimônio público municipal sem uso e investir os valores arrecadados no fundo previdenciário.

Segundo Nascimento, para piorar a situação, este quadro tende a se agravar ao longo dos anos, na medida em que as últimas administrações deixaram de repassar as contribuições descontadas e/ou recolhidas dos servidores públicos municipais ao Ipremm. “As justificativas são diversas, mas, segundo os gestores, decorrem principalmente da limitação financeira da prefeitura provocada pela queda na arrecadação de impostos”, afirmou.

O pré-candidato apontou que, além do déficit natural que o Ipremm vai sofrer nas próximas décadas, fruto da ampliação de aposentadorias e benefícios, as ações dos últimos prefeitos causaram prejuízos financeiros ao fundo de previdência e geraram parcelamentos de dívidas previdenciárias que jamais deveriam existir. “Vamos promover uma arrumação de casa, capaz de enxugar o sistema previdenciário, tornando-o mais eficiente na tarefa de garantir aposentadorias e pensões futuras atualizadas aos servidores públicos municipais”, concluiu Nascimento.

É importante relembrar que, em dezembro de 2023, Nascimento fez a devolução do duodécimo, no valor de R$ 1,1 milhão, cobrindo integralmente o auxílio saúde em atraso dos aposentados, evidenciando sua constante atenção às necessidades dos servidores públicos municipais aposentados e pensionistas.

Leia também Moradores entregam abaixo-assinado contra fedentina da Coca Cola no Damasco



Compartilhe esse post:

Tags:

Top

Utilizamos cookies próprios e de terceiros para o correto funcionamento e visualização do site pelo utilizador, bem como para a recolha de estatísticas sobre a sua utilização.