Carregando...
12 de maio de 2024

Descoberta de fósseis do Dino Titã na região de Marília completa 15 anos

Marília
08/04/2024 16:11
Redação
Continua após a publicidade...

No último dia 1º de abril completou 15 anos que ocorreu a descoberta dos fósseis do Dino Titã de Marília. A descoberta foi feita pelo palentólogo William Nava, do Museu de Paleontologia de Marília, em rochas de arenito, nas margens da SP-333 (rodovia Dona Leonor Mendes de Barros).

Os fósseis encontrados em 2009 eram compostos por costela, vértebras, ossos longos e outros, e procedeu a escavações nos dias posteriores, revelando outros materiais fossilizados. Houve uma breve interrupção, sendo que as escavações foram retomadas em 2011 e finalizadas em 2012.

Foram coletados cerca de 70% do esqueleto de um dinossauro herbívoro, (um titanossauro) em parceria com a UnB (Universidade de Brasília) e UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul). Os paleontólogos Rodrigo Santucci e Marco Brandalise de Andrade, e equipe que os acompanhavam ajudaram Nava no trabalho.

O Dino Titã de Marília é considerado um dos mais completos titanossauros já encontrados em todo o Brasil. O estudo dos fósseis vai trazer novas e importantes informações sobre o ambiente da região há 70 milhões de anos, bem como novas interpretações anatômicas sobre a biologia desses grandes animais herbívoros, que se extinguiram no final do Período Cretáceo.

Morde e assopra

A descoberta dos fósseis de dinossauro em Marilia foi noticiada por grandes veículos de comunicação e atraíram o interesse da Rede Globo de Televisão. A emissora fez uma novela, em 2011, com o nome de “Morde & Assopra”, em que parte das cenas se passava em locais de escavações e busca de fósseis de dinossauro.

Os fósseis encontrados em Marília e em outras regiões pelo palentólogo William Nava pode ser visitados no Museu de Paleontologia de Marília. A entrada é de graça e o local funciona das 9h às 17h de terça a sexta e das 13h às 17h de sábado, na avenida Sampaio Vidal, 245, Centro.

Leia também Abertas as inscrições para o 2º Ciclo de Formação em Cinema do Interior



Compartilhe esse post:

Tags:

Top

Utilizamos cookies próprios e de terceiros para o correto funcionamento e visualização do site pelo utilizador, bem como para a recolha de estatísticas sobre a sua utilização.