Desenrola Rural: começa hoje o programa de renegociação para produtores endividados

Chegou o Desenrola Rural o programa coordenado pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, que oferece oportunidade a agricultores familiares, assentados da reforma agrária, quilombolas e demais povos e comunidades tradicionais, em situação de inadimplência, de liquidar e renegociar dívidas.
É a chance de quitar as dívidas com até 96 % de desconto, parcelar e voltar a ter acesso aos programas de créditos rurais do Governo e continuar investindo na produção. Assim, os beneficiários poderão voltar a acessar o crédito rural e investir na produção de alimentos para todo o brasil.
O programa que entrou em vigor a partir desta segunda-feira (24), oferece descontos e condições especiais para que produtores possam regularizar sua situação financeira e continuar investindo em sua produção. Com essa iniciativa, o Governo Federal reforça seu compromisso com o fortalecimento da agricultura familiar e o aumento da produção.
Todas as informações estão no portal regularize do Goveno Federal.

Objetivos do programa
Oferecer condições para a liquidação e a renegociação de dívidas, em situação de inadimplência, de agricultores familiares; facilitar a recuperação da situação de adimplência dos agricultores familiares; ampliar o acesso às linhas de financiamento no âmbito do pronaf; promover a sustentabilidade econômica e o fortalecimento das atividades produtivas da agricultura familiar.
Quem pode acessar
O Desenrola Rural é destinado a todas as agricultoras e agricultores familiares (incluindo pescadores artesanais), povos e comunidades tradicionais, cooperativas da agricultura familiar, produtores com dívidas do PRONAF – Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar e outras (cartões, empréstimos) junto às instituições financeiras, agricultores com dívidas de crédito de instalação, produtores com dívidas inscritas na dívida ativa da união.
A impôrtancia agricultura familiar
A agricultura familiar tem um papel fundamental no abastecimento interno e ocupa 67% das áreas rurais, divididas em quase 4 milhões de propriedades. As informações são do último Anuário Estatístico da Agricultura Familiar, publicado pela Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (CONTAG).
De acordo com o levantamento, os cerca de 10,1 milhões de agricultores familiares são responsáveis por produzir 23% do Valor Bruto da Produção Agropecuária (VBP) nacional, ajudando a preservar recursos ambientais e a impulsionar o desenvolvimento sustentável do país. Também conforme o anuário, a agricultura familiar brasileira é a oitava maior produtora de alimentos do mundo, movimentando a economia de 90% dos municípios com até 20 mil habitantes, que representam 68% do total.
Marília
Marília tem um cinturão verde importante de produção de hortaliças e frutas, representando 70% da área rural do município de agricultura familiar.
Leia também: Estão abertas as inscrições para a edição 2025 do prêmio Márcio Mesquita Serva
Mais Recentes
Leia Também
-
Mais uma baixa na economia de Marília: Kibon encerra atividades e demite cerca de 60
-
Lojas tradicionais fecham as portas em Marília e provocam desemprego
-
Mercado Livre e Shopee constroem galpões logísticos na zona Norte de Marília
-
Menino desaparecido é encontrado sem vida após uma semana de buscas em Assis
Utilizamos cookies próprios e de terceiros para o correto funcionamento e visualização do site pelo utilizador, bem como para a recolha de estatísticas sobre a sua utilização.