Carregando...
27 de fevereiro de 2025

Ganha Tempo da Saúde, Zera Fila é lançado para tentar conter o caos na Saúde

Saúde
20/01/2025 22:16
Redacao
Continua após a publicidade...

O prefeito Vinicius Camarinha (PSDB) faz hoje, a partir das 11h, juntamente com a secretária da Saúde, médica Paloma Libânio Nunes, o lançamento do programa Ganha Tempo da Saúde, Zera Fila. O objetivo do programa é reduzir o grande número de pedidos de consultas, exames e cirurgias que aguardam há anos na fila de espera para atendimento. “Quando assumimos a Prefeitura, verificamos que a situação era inadmissível e desumana. Temos pacientes esperando há mais de anos por consultas, exames ou cirurgias. Por isso, determinei a criação imediata deste programa”, afirmou Vinicius.

Segundo dados da Secretaria Municipal da Saúde, há cerca de 10,2 mil pessoas aguardando atendimento para ortopedia; 10,3 mil usuários na fila para oftalmologia; 5,3 mil na espera para otorrinolaringologia; 5,1 mil pedidos para neurologia; 13,5 mil solicitações de encaminhamentos para exames de raio x e mais de 9 mil pedidos de ultrassom.

O programa Ganha Tempo, Zera Fila começa atendendo as seguintes especialidades: ortopedia, otorrinolaringologia, próteses dentárias, exames de raio x e ultrassom, cirurgias de hérnia e vesícula e densitometria óssea. “Já autorizamos o agendamento destes serviços, mas todas as especialidades serão atendidas. Em breve, esperamos normalizar os atendimentos. O governo que cuida das pessoas, chegou”, ressalta Vinicius Camarinha.

Prefeito Vinicius Camarinha, em evento na prefeitura - Colab./Ass. de Imprensa
Prefeito Vinicius Camarinha, em evento na prefeitura – Colab./Ass. de Imprensa

Inicialmente, serão investidos mais de R$ 6,5 milhões para a implantação do programa – com recursos próprios e destinação de verbas parlamentares. “Já tínhamos acertado, antes de encerrar o nosso mandato na Assembleia Legislativa, o repasse de recursos financeiros para o município. A saúde é prioridade do nosso governo e, por isso, queremos, cada vez mais, trabalhar para o bem-estar da população”, finaliza Vinicius.

Medex municipalizada

Paloma Libânio Nunes afirmou, em recente entrevista ao programa Agora Interior, exibido pela TV Mais – Canal 13 e pelo Youtube (assista aqui), que o prefeito Vinicius Camarinha vai cumprir com a palavra de priorizar a saúde. “Ele reiterou isso várias vezes durante a campanha, está no Plano de Governo e as ações vão ser amplas, para garantir atendimento com dignidade para a população”, explicou.

Em entrevista para a rádio Jovem Pan Marília, na manhã desta segunda-feira (20/1), Paloma Libânio anunciou que até o Medex, serviço de entrega de medicamentos mantido atualmente pelo Estado, deve ser municipalizado. “O prefeito Vinicius Camarinha já iniciou as tratativas para assumir esse serviço, uma vez que a Secretaria Estadual da Saúde não está conseguindo dar a prioridade que as pessoas precisam. Vamos rever esse formato de entrega de medicamentos e dar resposta mais rápida à população”, destacou.

Unidade da Medex em Marília, que pode ser municipalizada - Reprod./ Internet
Unidade da Medex em Marília, que pode ser municipalizada – Reprod./ Internet

Serviço:
Programa Ganha Tempo, Zera Fila
Data: 21/01 (terça-feira)
Horário: 11 horas
Local: Teatro Municipal de Marília – (Av. Rio Branco, 51)

Leia também Educação acolhe 18 mil estudantes marilienses a partir do dia 5 de fevereiro



Compartilhe esse post:

Tags:

Top

Utilizamos cookies próprios e de terceiros para o correto funcionamento e visualização do site pelo utilizador, bem como para a recolha de estatísticas sobre a sua utilização.