Marília se prepara para comemorar 96 anos com estreia de documentário histórico

No próximo dia 4 de abril, Marília vai celebrar 96 anos de história, cultura e desenvolvimento. A data não é apenas um marco no calendário, mas uma oportunidade para que os moradores reflitam sobre o passado, analisem o presente e projetem o futuro deste importante município.
Para dar início às comemorações, a Biblioteca Municipal “João Mesquita Valença” será palco da estreia do documentário “Marília das Minas Gerais”, no dia 14 de março, às 16h. O filme narra a história de Maria Doroteia Joaquina de Seixas Brandão, que ficou conhecida pelo pseudônimo de Marília e é uma figura emblemática da cidade. A produção é uma realização da produtora local Lapela e a entrada é gratuita, com censura livre.
O projeto conta com recursos da Lei Paulo Gustavo, do Governo Federal, e apoio da Prefeitura de Marília, através da Secretaria Municipal da Cultura. O documentário propõe uma nova perspectiva sobre Maria Doroteia, desafiando a visão tradicional que a reduz ao papel de musa, em decorrência de seu romance com Tomás Antônio Gonzaga, conhecido como Dirceu. A obra também questiona a historiografia oficial acerca da representação das mulheres na história.
Inconfidente mineira
Considerada uma inconfidente pelo Museu da Inconfidência em Ouro Preto (MG), onde está enterrada, Maria Doroteia é uma figura que, apesar de seu legado, ainda é pouco conhecida. A produção audiovisual revela uma mulher de vanguarda, que ocupou posições de prestígio e lutou pelos interesses da população da então Vila Rica.
Além de imagens de Ouro Preto, o documentário inclui entrevistas com Carla Cruz, curadora do Museu da Inconfidência, e com as intelectuais marilienses Wilza Matos, membro da Comissão de Registros Históricos, e a professora e socióloga Maria Valéria Barbosa. A estreia promete ser um momento de celebração e reflexão sobre a rica história de Marília e sua figura histórica feminina.
Leia também: Última semana de inscrições para os cursos de teatro gratuito no SESI Marília
Se inscreva em nosso canal do Youtube: Agora no Interior
Mais Recentes
Leia Também
-
Mais uma baixa na economia de Marília: Kibon encerra atividades e demite cerca de 60
-
Lojas tradicionais fecham as portas em Marília e provocam desemprego
-
Mercado Livre e Shopee constroem galpões logísticos na zona Norte de Marília
-
Menino desaparecido é encontrado sem vida após uma semana de buscas em Assis
Utilizamos cookies próprios e de terceiros para o correto funcionamento e visualização do site pelo utilizador, bem como para a recolha de estatísticas sobre a sua utilização.