Noite dos Pioneiros é marcada por homenagens e incidentes com idosos
A 37ª Noite dos Pioneiros, realizada na noite da úlima quinta-feira (16/05) no Teatro Municipal Valdir Silveira Melo, em Marília, foi marcada por momentos de emoção, homenagens e dois incidentes com idosos. Evento prestou homenagem ao radialista Wilson Novaes Matos, que faleceu em março deste ano, mas deixou um legado de atuação no rádio mariliense. Durante as apresentações dois idosos sofreram “acidentes” no teatro e tiveram de ser socorridos pelo Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência).
Já ao chegar no teatro, os visitantes encontraram uma exposição com fotos que retratam a infância, a família, momentos de trabalho e reproduções de jornais da época. O personagem central é Wilson Matos, que desde muito cedo já trilhou os caminhos da comunicação.
A abertura da noite foi feita pelo presidente da Comissão de Registros Históricos de Marília, vereador Elio Ajeka (PP). Ele saudou os presentes, agradeceu aos pioneiros e voluntários que atuam na comissão, destacando a importância de Wilson Matos para Marília. Em um momento de quebra de protocolo, ele foi até a plateia e pediu que as pessoas dissessem quem foi Wilson Matos para elas. “Estes depoimentos falam melhor sobre o nosso homenageado, do que o texto que escrevi, mas preferi não ler, para ter justamente esse calor do público”, afirmou.
O vice-prefeito Cícero Carlos da Silva, o Cícero do Ceasa (PL) destacou o papel que o homenageado teve na história de Marília e como foi se tornando, a cada fato narrado, um ícone para todos. “A gente vê que o Wilson Matos estava presente nos principais momentos de Marília. Sejam eles políticos, de desenvolvimento ou relativos ao dia a dia da cidade”.
O presidente da Câmara, vereador Eduardo Nascimento (Republicanos), lembrou que por mais de 70 anos, o homenageado foi, não apenas um observador dos acontecimentos, mas parte integrante destes fatos. “Wilson Matos foi um dos últimos gigantes do rádio da sua época. Um ícone, cujo nome está intrinsicamente ligado à narrativa de Marilia”, destacou.
Após o cerimonial de abertura, tiveram início as apresentações que retrataram um pouco da história do homenageado. Desde o dia em que ele chegou na PRI-2, Rádio Clube de Marília, passando pelos áureos tempos do radio, com as propagandas “chicletes” e as personagens que entraram para a história. Cada momento histórico foi retratado com a atuação de um artista local, seja na música, poesia ou performance corporal.
Acidentes com idosos
Durante as apresentações, dois idosos ficaram feridos em dois acidentes quase que simultâneos. O primeiro deles foi no palco, quando um dos idosos, integrante do grupo Teatro da Cidade se preparava para fazer a sua apresentação. Ao entrar no espaço dos artistas, ele escorregou na casca de um fruta (provavelmente maçã). Com a queda, machucou uma das pernas.
Ele recebeu a atenção dos vereadores Elio Ajeka e Eduardo Nascimento, além das demais pessoas que estavam na coxia esperando para fazer suas participações. O Samu (Serviço de Atendimento Médico de Urgência) foi chamado e socorreu o idoso até o HC (Hospital das Clínicas). O Agora Interior apurou que ele não teve fratura, mas passou a noite inteira com dor e só foi liberado pela manhã.
O segundo caso foi de outra idosa, que caiu nas escadas do teatro. Consta que ela descia em direção às cadeiras, quando se desequilibrou e caiu. Com a queda, sofreu ferimentos na perna. Informação extraoficial de testemunhas do acidente apontava para uma possível fratura de fêmur. Mais uma vez o Samu prestou atendimento. Não foi possível confirmar, até o fechamento desta matéria, se a mulher realmente sofreu fratura e onde foi socorrida.
Leia mais em Wilson Matos é o homenageado da 37ª Noite dos Pioneiros, em Marília
Mais Recentes
Leia Também
-
Mais uma baixa na economia de Marília: Kibon encerra atividades e demite cerca de 60
-
Lojas tradicionais fecham as portas em Marília e provocam desemprego
-
Mercado Livre e Shopee constroem galpões logísticos na zona Norte de Marília
-
Menino desaparecido é encontrado sem vida após uma semana de buscas em Assis
Utilizamos cookies próprios e de terceiros para o correto funcionamento e visualização do site pelo utilizador, bem como para a recolha de estatísticas sobre a sua utilização.