Carregando...
19 de setembro de 2024

Prefeitura quer fazer poda radical em seringueira histórica no Centro de Marília

Marília
18/09/2024 22:06
Carlos Teixeira
Continua após a publicidade...

Ambientalistas de Marília estão se mobilizando para tentar impedir a poda radical da seringueira localizada na Praça Saturnino de Brito, no Centro de Marília. Segundo o Agora Interior apurou junto a uma fonte da Essencial Serviços Gerais, empresa terceirizada contratada para fazer podas e limpezas de áreas públicas, a orientação é cortar o máximo possível. A justificativa apresentada seria por causa dos pássaros que dormem no local e acabam ocasionando o acúmulo de dejetos, gerando mal cheiro e risco de doenças.

Em contato com a Polícia Ambiental, ainda nesta noite de quarta-feira, a reportagem apurou que a poda pode ser feita em apenas 30% do total da árvore, por ela ser imune ao corte e também ser nativa. Se houver uma tentativa de corte superior a esse percentual, é preciso apresentar um laudo da Cetesb (Companhia de Tecnologia Ambiental), justificando essa medida. “Até agora não recebemos nenhum documento neste sentido”, informou o primeiro tenente comandante da Polícia Ambiental, Leonardo Lopes.

Fontes ouvidas pela reportagem indicam que a Prefeitura de Marília está promovendo ações intempestivas e sem consultar a população, na Praça Saturnino de Brito. Exemplo disso foi a retirada do calçamento anterior, que era histórico. Além disso, houve inclusive um incidente envolvendo um café que funcionava no local, que foi praticamente “expulso” da área, por exigência da administração.

A mudança do calçamento pode trazer problemas sérios, além da descaracterização do local, que fazia parte da história da cidade. “O cimento que colocaram no local representa um grave risco para quem passa por ali. Se molhado, seja pela chuva ou outra causa, o piso fica escorregadio, devido as folhas e fezes das aves. Se tornou um perigo aquilo ali”, disse uma fonte.

Seringueira localizada na Praça Saturnino de Brito - Foto/Visão Notícias
Seringueira localizada na Praça Saturnino de Brito – Foto/Visão Notícias

Árvores preservadas

Marília tem algumas dezenas de árvores que estão na condição de “imunes”, não podendo sofrer cortes. Entretanto, segundo a Polícia Ambiental, a poda é permitida, desde que respeitada a porcentagem mencionada acima. Entre as árvores imunes está a própria seringueira da Praça Saturnino de Brito, um Ipê em frente ao aeroporto municipal Frank Miloy Milencovich e um Jacarandá Mimoso, atrás do Teatro Municipal Waldir Silveira Mello. Em razão do horário, não foi possível contato com a administração municipal, para confirmar a ordem de serviço para fazer a poda. O espaço está disponível para eventuais esclarecimentos.

Leia também Centro de compras recebe tributo acústico a Legião Urbana nesta quinta



Compartilhe esse post:

Tags:

Top

Utilizamos cookies próprios e de terceiros para o correto funcionamento e visualização do site pelo utilizador, bem como para a recolha de estatísticas sobre a sua utilização.