RIC Ambiental entra com ação na Justiça contra decreto de intervenção da prefeitura

A concessionária RIC Ambiental – Água e Esgoto de Marília S/A ingressou com um mandado de segurança na Vara da Fazenda Pública de Marília para contestar o Decreto Municipal nº 14.601, de 25 de fevereiro de 2025, assinado pelo prefeito Vinicius Camarinha (PSDB). O decreto determinou a intervenção da prefeitura nos serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário, alegando falhas na prestação do serviço.
No pedido protocolado na Justiça, a empresa argumenta que a intervenção municipal é ilegal e arbitrária, pois não seguiu os requisitos previstos na legislação vigente, como a participação da AMAE (Agência Municipal de Água e Esgoto). A concessionária sustenta que o contrato de concessão CST-1720/2024, assinado em setembro de 2024, ainda está em fase inicial e foi devidamente aprovado em licitação, com parecer favorável do Ministério Público e do TCE (Tribunal de Contas do Estado) de São Paulo.
Entre as justificativas do decreto, a prefeitura alegou que a RIC Ambiental cometeu irregularidades como falhas no abastecimento, não pagamento da outorga, ausência de resposta a reclamações na ouvidoria e reajuste tarifário sem parecer prévio. Além disso, o governo municipal mencionou 99 denúncias registradas contra a concessionária e apontou riscos à continuidade do serviço público.
Pedido de anulação
A concessionária, por sua vez, afirma que essas alegações não justificam a intervenção e que as funções da AMAE foram esvaziadas pelo decreto. O documento nomeia um interventor para gerir a empresa por um período de 180 dias, suspendendo as funções dos diretores da concessionária.
A RIC Ambiental pede na Justiça a anulação do decreto, alegando que a intervenção foi conduzida de forma unilateral, sem respaldo da agência reguladora e sem um processo administrativo que garantisse o direito ao contraditório. O caso agora aguarda decisão judicial.

Leia também: Números de casos de dengue cresce e a procura pela vacina está cada vez mais baixa
Se inscreva em nosso canal do youtube: Agora no Interior
Mais Recentes
Leia Também
-
Mais uma baixa na economia de Marília: Kibon encerra atividades e demite cerca de 60
-
Lojas tradicionais fecham as portas em Marília e provocam desemprego
-
Mercado Livre e Shopee constroem galpões logísticos na zona Norte de Marília
-
Menino desaparecido é encontrado sem vida após uma semana de buscas em Assis
Utilizamos cookies próprios e de terceiros para o correto funcionamento e visualização do site pelo utilizador, bem como para a recolha de estatísticas sobre a sua utilização.