Secretaria Estadual da Saúde faz força-tarefa contra a dengue no Interior de SP

A Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo informou na última sexta-feira (21/02), que iniciou uma força-tarefa nas cidades com maior incidência de casos de dengue nas regiões de Bauru, Araçatuba, Marília e São José do Rio Preto. A ação é devido à alta incidência da doença no Estado que está sob o decreto de Situação de Emergência.
A ação visa parceria e a mobilização da população, lembrando que 75% dos criadouros estão dentro das casas. Portanto, essa força-tarefa precisará do apoio dos moradores para a eliminação de todos os focos do mosquito Aedes aegypti, responsável pela transmissão dos vírus da dengue, zika e chikungunya.
As equipes realizarão visitas casa a casa, com bloqueios, aplicação de larvicida e nebulização costal e veicular. Serão retirados entulhos e materiais inservíveis das residências. As áreas públicas, como ruas, avenidas e praças, receberão roçadas e atividades de conscientização nas escolas e distribuição de informativos à população também serão promovidas. Tudo em parceria do Estado com os municípios.
“Trouxemos nossa equipe de vigilância em saúde e epidemiológica para apoiar os serviços municipais. Alinhamos com a atenção básica local o apoio necessário para as tendas de hidratação e regulação de casos mais graves de pacientes”, explicou a secretária-executiva da Saúde, Priscilla Perdicaris.
A Secretaria monitora, de forma contínua, o cenário da dengue e outras arboviroses no estado, considerando indicadores importantes para a avaliação do comportamento da epidemia. Os resultados e os municípios em emergência são constantemente atualizados e disponibilizados por meio de boletins e painéis informativos no portal dengue.saude.sp.gov.br.
Decreto de emergência
O Governo de São Paulo decretou na última quarta-feira (19/02), situação de emergência em saúde pública no Estado, em razão da epidemia por dengue. A medida foi anunciada pelo secretário de Estado da Saúde, Eleuses Paiva, durante reunião do Centro de Operações de Emergências (COE) para as arboviroses, na capital paulista.
O secretário também anunciou o aumento do financiamento para internações de pacientes com dengue. O acréscimo de 20% no teto MAC (Média e Alta Complexidade) impacta diretamente na assistência prestada pelos hospitais e unidades de saúde conveniadas ao SUS em todas as regiões do Estado.
Outra medida anunciada pela Pasta foi o investimento de R$ 3 milhões na aquisição de 100 novos equipamentos de nebulização portátil e mais 10 de nebulização ambiental. Ao todo, o Governo de SP disponibiliza 730 máquinas portáteis e 55 pesadas para o combate ao mosquito transmissor da dengue.
Diante do cenário epidemiológico, a SES investiu, ainda, na aquisição de medicamentos, como sais de reidratação oral, soro fisiológico e antitérmicos para o tratamento de pacientes. A Pasta reforçou o estoque com 32 milhões destes itens para apoiar municípios que enfrentam dificuldade no abastecimento das unidades de saúde.
LEIA TAMBÉM: Secretário da Saúde Eleuses Paiva recebe o título de visitante ilustre do Legislativo
Se inscreva em nosso canal do youtube: Agora no Interior
Mais Recentes
Leia Também
-
Mais uma baixa na economia de Marília: Kibon encerra atividades e demite cerca de 60
-
Lojas tradicionais fecham as portas em Marília e provocam desemprego
-
Mercado Livre e Shopee constroem galpões logísticos na zona Norte de Marília
-
Menino desaparecido é encontrado sem vida após uma semana de buscas em Assis
Utilizamos cookies próprios e de terceiros para o correto funcionamento e visualização do site pelo utilizador, bem como para a recolha de estatísticas sobre a sua utilização.