Senac promove a inclusão de pessoas com deficiência intelectual no trabalho

O Programa Educação para o Trabalho – trampolim do Senac Marília, que prepara pessoas com deficiência intelectual para ingressar no mercado, abriu uma nova turma em 25 de fevereiro, mas ainda é possível se inscrever. Com duração de cinco meses, o curso é voltado para maiores de 16 anos, preferencialmente vinculados a instituições especializadas.
Os encontros acontecem de segunda a quinta-feira, das 13h30 às 17h, as inscrições podem ser feitas até sexta-feira (28/2) pela página do programa. As aulas do curso são práticas e dinâmicas, nas quais os alunos desenvolvem diversas habilidades e conhecimentos essenciais para o sucesso pessoal e profissional.
Entre as atividades, destaque para o autoconhecimento, autonomia e segurança para tomar decisões, como identificar as necessidades dos clientes, técnicas de comunicação clara e objetiva, uso de tecnologias, como fazer gestão financeira, reconhecer seus direitos e deveres, entre outras.
Importância do projeto
O Programa Educação para o Trabalho – trampolim, no Senac Marília, teve início em 2012 e, desde então, cerca de 300 participantes já passaram pelo curso. “A inclusão de pessoas com deficiência intelectual no mercado de trabalho é um pilar fundamental para a transformação social. O programa não apenas reconhece a importância do trabalho na construção da identidade dos alunos, mas também promove a descoberta e o desenvolvimento de seus talentos e potenciais”, destacouo coordenador de crsos, Alessandro Gomes.
Ele destacou ainda que, ao criar oportunidades de formação profissional, o Senac abre as portas para que essas pessoas possam contribuir de maneira significativa para uma sociedade mais inclusiva e justa. Além disso, os docentes da instituição destacam que, nas reuniões com pais e responsáveis, é comum ouvir relatos emocionantes sobre as transformações positivas na vida dos participantes após o início do curso.
O aluno Rafael Takeo de Oliveira é um exemplo de sucesso. Ele fez parte do projeto em 2017 e, há cinco anos, atua como auxiliar em uma farmácia, fazendo a reposição de produtos nas prateleiras. Para a dele, Regina Sayuri de Oliveira, a experiência foi transformadora. “O curso marcou a vida do Rafa. Ele não apenas aprendeu sobre a importância do trabalho, mas também desenvolveu mais confiança em si mesmo. Com o apoio da equipe e minha supervisão, ele ganhou autonomia e passou a ir sozinho de ônibus para as aulas. As visitas às indústrias e comércios também foram fundamentais para sua formação”, conclui Regina.

O Senac valoriza a construção de um futuro em que o trabalho seja um meio de transformação e realização para todos. É essencial que todos os atores envolvidos – mercado de trabalho, família, escola e comunidade – se unam para incentivar e apoiar a inclusão, a fim de garantir que cada pessoa tenha a chance de explorar e escolher caminhos que antes desconheciam.
Serviço
Programa Educação para o Trabalho – trampolim
Inscrições: https://www.sp.senac.br/cursos-livres/curso-de-programa-educacao-para-o-trabalho-trampolim
Endereço: Rua Paraíba, 125 – Centro – Marília/SP
Site: https://www.sp.senac.br/senac-marilia
Leia também Concessionária de energia elétrica tem vagas para PCDs, em diferentes áreas
Se inscreva em nosso canal do youtube: Agora no Interior
Mais Recentes
Leia Também
-
Mais uma baixa na economia de Marília: Kibon encerra atividades e demite cerca de 60
-
Lojas tradicionais fecham as portas em Marília e provocam desemprego
-
Mercado Livre e Shopee constroem galpões logísticos na zona Norte de Marília
-
Menino desaparecido é encontrado sem vida após uma semana de buscas em Assis
Utilizamos cookies próprios e de terceiros para o correto funcionamento e visualização do site pelo utilizador, bem como para a recolha de estatísticas sobre a sua utilização.