Carregando...
17 de junho de 2025

Unimar discute saúde mental nas organizações e impactos da nova NR1

Marília
10/06/2025 11:56
Redacao
Continua após a publicidade...

A Unimar (Universidade de Marília) promoveu o evento RH em Foco, reunindo representantes de empresas da cidade e região para um diálogo sobre saúde mental no trabalho, riscos psicossociais e os novos desafios da legislação trabalhista. A iniciativa, construída de forma colaborativa pelo Nieemp (Núcleo Interdisciplinar de Estágio e Empregabilidade), pela disciplina de Psicologia Organizacional, pelo NeaD (Núcleo de Educação a Distância) e pelo Nasei (Núcleo de Acessibilidade e Suporte Educacional Inclusivo), reforçou o papel da Instituição como ponte entre conhecimento acadêmico e realidade profissional.

Segundo a coordenadora do Nieemp, professora doutora Raquel Sanches, a presença ativa das empresas foi essencial para o sucesso do evento. “A participação do setor produtivo reforça a missão da Unimar em promover a formação conectada com a realidade do mundo do trabalho. Essas parcerias são fundamentais para ampliar a empregabilidade e preparar nossos alunos para os desafios contemporâneos”, conta.

O evento promoveu um ambiente de troca de experiências e aprofundamento técnico, fortalecendo a parceria entre a universidade e o setor produtivo. A abertura foi realizada pelo Prof. Dr. Vinicius Marangoni, que apresentou a palestra “Do sofrimento ao cuidado: transformando a saúde mental nas organizações”. A exposição trouxe reflexões sobre o acolhimento emocional no ambiente corporativo e estratégias práticas para promover o bem-estar no trabalho.

Inclusão de acadêmicos

Em seguida, o especialista Edson Inácio de Lima abordou o tema “Nova NR1 (Norma Reguladora 1) e os riscos psicossociais: suas conexões com a legislação previdenciária, trabalhista e ergonômica”, discutindo os impactos jurídicos e organizacionais da nova norma. A participação do Nasei também foi destaque no evento.

A coordenadora do Núcleo, a professora doutora Gelci Saffiotte Zafani ressaltou que o encontro foi uma oportunidade estratégica para promover ações de inclusão de acadêmicos com deficiência no mercado de trabalho. “Divulgamos nosso programa de parcerias com empresas para a contratação de estagiários com deficiência, com o suporte formativo e acompanhamento da equipe do Nasei, contribuindo para ambientes corporativos mais acessíveis e inclusivos”, destaca.

Para a psicóloga organizacional da Unimar, professora Silvana Pires, o evento reforça a importância de um olhar atento à saúde mental no ambiente corporativo. “Discutir temas como os previstos na NR1 é essencial. Mais do que uma obrigação legal, trata-se de uma estratégia para garantir o desempenho sustentável das organizações, especialmente no que se refere aos fatores psicossociais e ao cuidado com as pessoas”, diz.

O pró-reitor da Unimar, doutor Márcio Mesquita Serva, agradeceu a todas as empresas participantes. “Para a Unimar, encontros como esse representam oportunidades valiosas para aproximar o conhecimento acadêmico das práticas profissionais, contribuindo para a construção de ambientes de trabalho mais saudáveis, inclusivos e eficientes”, destacou.

Vista aérea da Universidade de Marília - Colab./Ass. de Imprensa
Vista aérea da Universidade de Marília – Colab./Ass. de Imprensa

Ele agradeceu ainda todos que participaram e aproveitou para reiterar o compromisso com a promoção de espaços de formação continuada, troca de saberes e fomento ao desenvolvimento regional por meio do diálogo entre universidade e sociedade. “Eventos como o RH em Foco são parte essencial da missão institucional de transformar realidades por meio da educação, da inclusão e da inovação”, finaliza.

Leia também Medicina veterinária capacita agentes de saúde sobre esporotricose felina

Se inscreva em nosso canal do youtube: Agora no Interior



Compartilhe esse post:

Tags:

Top

Utilizamos cookies próprios e de terceiros para o correto funcionamento e visualização do site pelo utilizador, bem como para a recolha de estatísticas sobre a sua utilização.