Carregando...
28 de maio de 2025

Unimar recebe a 8ª edição de Workshop Internacional de Informação

Marília
26/05/2025 21:47
Redacao
Continua após a publicidade...

A Unimar (Universidade de Marília) será palco do VIII WIDaT (Workshop Internacional de Informação, Dados e Tecnologia), um dos mais importantes eventos acadêmico-científicos da área de dados e tecnologia do país. O evento será realizado de 27 a 30 maio em parceria com o PPGCI (Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação) da Unesp (Universidade Estadual Paulista) e com o Ibict (Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia), com apoio institucional da Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior).

O coordenador dos cursos de tecnologia da informação da Unimar, professor doutor Caio Saraiva Coneglian destaca a importância do evento. “Com o tema ‘Dado, informação, tecnologia e os impactos da Inteligência Artificial’, o evento propõe uma reflexão interdisciplinar sobre os efeitos da Inteligência Artificial na sociedade contemporânea, promovendo o diálogo entre a comunidade científica, setor privado, instituições públicas e representantes da sociedade civil. O objetivo é proporcionar um espaço de trocas entre pesquisadores”, explica.

O WIDaT nasceu em 2013 em Marília, ainda com o nome de EDTI (Encontro sobre Dados, Tecnologia e Informação), organizado pelo PPGCI da Unesp. Agora, em sua 8ª edição, retorna às suas origens com uma programação robusta e internacional, sendo sediado, pela primeira vez, na Unimar. Segundo o reitor da Universidade de Marília, doutor Márcio Mesquita Serva, receber o WIDaT reafirma o papel da instituição como referência em inovação, pesquisa e compromisso social.

“A Unimar se orgulha em sediar um evento desse porte, que não apenas coloca Marília no centro das discussões sobre inteligência artificial e ciência de dados, mas também fortalece os vínculos entre Universidade, sociedade e tecnologia. É um momento importante para nossa comunidade acadêmica e científica”, afirma.

Palestras importantes

A programação contará com palestrantes nacionais e internacionais, minicursos, sessões de comunicação oral e debates. O processo de comunicação científica do WIDaT se dará por meio da submissão de trabalhos completos, que serão apresentados em formato de comunicação oral.

A abertura do evento reunirá representantes das instituições organizadoras e apoiadoras do evento e a programação segue com uma mesa-redonda que discute os impactos da inteligência artificial para a ciência, tecnologia e inovação, com a participação de especialistas como Sandra Milena Roa-Martinez da Universidad del Cauca, na Colômbia, José Eduardo Santarem Segundo, professora da USP/Unesp, Hugo Valadares do MCTI e UTFPR e Clayton Reginaldo Pereira da Unesp, sob mediação do professor Caio Saraiva Coneglian.

No período da tarde, os participantes poderão acompanhar a apresentação de trabalhos científicos e escolher entre três minicursos com temáticas contemporâneas: geração de imagens por IA, uso de IA na editoração científica e introdução ao Orange Data Mining. À noite, o destaque fica por conta da palestra internacional com Ana Alice Baptista da Universidade do Minho, de Portugal, abordando a criação de dados interoperáveis, fechando o dia com reflexões sobre padrões FAIR e ciência aberta.

Vista aérea da Universidade de Marília - Colab./Ass. de Imprensa
Vista aérea da Universidade de Marília – Colab./Ass. de Imprensa

O segundo dia do evento dá continuidade ao debate com uma série de palestras que exploram diferentes perspectivas da Inteligência Artificial. A programação começa com reflexões sobre a materialidade dos objetos digitais na ciência e segue com uma abordagem didática sobre letramento em dados, além de uma palestra dedicada às implicações da Inteligência Artificial no campo da Ciência da Informação.

Apresentações científicas

Durante a tarde, os participantes acompanham novas apresentações de trabalhos científicos e, em seguida, podem participar de três minicursos: gestão de dados de pesquisa na área da biodiversidade, introdução ao uso da plataforma AtoM no modelo Hipatia, e webscraping com linguagem R aplicado ao OJS. À noite, o tema da segurança ganha destaque com a palestra de Ricardo Férre Lacerda Ferreira (Ministério da Defesa), que aborda estratégias e desafios da cibersegurança e da governança de dados na era da IA

No terceiro dia, o evento amplia a discussão com uma mesa-redonda sobre inovações tecnológicas aplicadas a arquivos, bibliotecas e museus, reunindo nomes como Milton Shintaku, Michelângelo Mazzardo e Alexandre Oliveira. Em seguida, os participantes mergulham na organização e representação do conhecimento por meio da palestra sobre nanopublicações com Luana Sales (Ibict).

A tarde segue com mais uma rodada de apresentações científicas e três minicursos: ética na gestão de dados e publicações científicas, criação de chatbots e engenharia de prompts, todos com foco em aplicações práticas e acessíveis para profissionais e estudantes. Encerrando o evento com chave de ouro, a palestra internacional com Luiz Olavo Bonino da University of Twente e LUMC da Holanda, o qual apresenta o FAIR Data Train, uma proposta de plataforma segura para visitação de dados, seguida da cerimônia de encerramento com representantes das instituições organizadoras.

Intercâmbio

Fechando a programação do VIII WIDaT, no dia 30 de maio, ocorre o II Seminário Internacional da Rede GO FAIR Brasil/2025, uma atividade pós-evento voltada para aprofundar as discussões sobre os princípios FAIR e sua implementação em diferentes contextos. A proposta do seminário é promover o intercâmbio de experiências e boas práticas no compartilhamento e reuso de dados científicos, reunindo pesquisadores e especialistas engajados na construção de uma ciência mais aberta, colaborativa e confiável.

Caio Coneglian destaca que o evento é uma oportunidade valiosa para toda a comunidade. “Teremos uma programação riquíssima e acesso direto a grandes nomes da tecnologia e da informação. Receber um evento com o apoio da Capes demonstra o reconhecimento da qualidade do ensino e da pesquisa desenvolvidos na Unimar”, ressalta.

As atividades acontecerão nos períodos da manhã, tarde e noite, com a cerimônia de abertura agendada para às 9h do dia 27, no Anfiteatro da Reitoria da Unimar. As inscrições são gratuitas e já estão disponíveis no site da Universidade: www.unimar.br

Leia também MEC dá nota máxima 5 ao curso de medicina da Unimar, em avaliação in loco

Se inscreva em nosso canal do youtube: Agora no Interior



Compartilhe esse post:

Tags:

Top

Utilizamos cookies próprios e de terceiros para o correto funcionamento e visualização do site pelo utilizador, bem como para a recolha de estatísticas sobre a sua utilização.