Dengue já atinge 10 mil casos e exige ação da Saúde, com nebulização no Aniz Badra
A Secretaria da Saúde faz, nesta quarta-feira (8/1) o serviço de nebulização com bomba costal no bairro Aniz Badra, na zona Norte de Marília. O serviço terá início às 8h30 e será feito casa a casa na região próxima à Unidade de Saúde Aniz Badra, que apresentou um aumento de casos positivos para dengue no final do mês de dezembro. Marília já contabiliza, somente em 2024, mais de 10 mil casos registrados. Estima-se que esse número pode ser ainda maior, em razão da subnotificação.
“Na tentativa de conter a transmissão que se instala no local, iremos realizar ação de nebulização nos quarteirões afetados para eliminarmos a maior quantidade possível de mosquitos que estejam voando no local e que possivelmente possam estar infectados”, explicou a enfermeira da Vigilância Ambiental, Vivian Martinelli Funai.
O serviço de Vigilância Ambiental da Secretaria Municipal da Saúde passará nas casas antes de executar o serviço, orientando os moradores dessa região sobre os cuidados para a aplicação, como guardar água, alimentos e utensílios de cozinha, roupas que estejam no varal; cobrir comedouros e bebedouros de animais, gaiolas de passarinhos, aquários, computadores e televisores; retirar ou levantar roupas de cama e toalhas de mesa; retirar veículos da garagem; manter abertas portas, janelas e cortinas.
Cuidados na nebulização
Durante a aplicação do inseticida, recomenda-se que as pessoas permaneçam nas calçadas com crianças e animais de pequeno porte, aguardando pelo menos 30 minutos depois da aplicação. Caso haja pessoas acamadas ou doentes, elas deverão permanecer no quarto com as portas e janelas fechadas.
A nebulização costal é um método mais eficiente do que a nebulização veicular por aplicar o produto na área do quintal do imóvel, mas a Saúde reforça a necessidade de colaboração dos moradores em abrirem suas casas para a entrada dos agentes. A Vigilância Ambiental informa que a pulverização do inseticida mata apenas os mosquitos estiverem no ambiente no momento da aplicação.
Outras informações podem ser obtidas no setor de Vigilância Ambiental (Zoonoses) pelo telefone (14) 3401-2054.
Leia também Região central recebe mutirão de limpeza e bairros têm reforço na coleta de lixo
Mais Recentes
Leia Também
-
Mais uma baixa na economia de Marília: Kibon encerra atividades e demite cerca de 60
-
Lojas tradicionais fecham as portas em Marília e provocam desemprego
-
Mercado Livre e Shopee constroem galpões logísticos na zona Norte de Marília
-
Menino desaparecido é encontrado sem vida após uma semana de buscas em Assis
Utilizamos cookies próprios e de terceiros para o correto funcionamento e visualização do site pelo utilizador, bem como para a recolha de estatísticas sobre a sua utilização.