Carregando...
13 de janeiro de 2025

Empresa de resgate de animais recolhe pets fujões e devolve aos tutores

Marília
19/04/2024 20:55
Carlos Teixeira
Continua após a publicidade...

Empresa prestadora de serviços de recolhimento de animais soltos nas ruas de Marília está registrando ocorrências inusitadas envolvendo pets “fujões”. Somente nos últimos dias, foram registradas quatro ocorrências em que animais de estimação escaparam, foram recolhidos pela terceirizada e devolvidos aos donos.

Segundo informações da Prefeitura de Marília, a empresa terceirizada cumpre o papel de retirar das ruas animais de pequeno ou grande porte, que estejam abandonados ou colocando em risco o trânsito. Porém, está se tornando recorrente o recolhimento de pets que escapam sem que seus tutores percebam.

Um exemplo foi o poodle de 15 anos, chamado Nick. Ele não enxerga mais e estava perambulando nas margens da rodovia do Contorno, correndo o risco de ser atropelado ou provocar um acidente. Ele tinha alguns ferimentos e foi resgatado na quinta-feira (18/04). Por meio de uma pesquisa pela internet, foi possível os responsáveis.

Matheus de Jesus Cardoso, de 33 anos, foi buscar o Nick na sexta-feira (19/04) de manhã e contou que o animal escapou após o sogro sair. “O Nick passou por debaixo do portão da garagem depois que meu sogro foi para a igreja. Quando se deu conta que ele havia escapado, ficamos desesperados. Procuramos até de madrugada e foi um alívio saber que ele foi resgatado”.

Shih-tzu Ralf no colo de seu tutor - Marcelo Martin/Ass. de Imprensa
Shih-tzu Ralf no colo de seu tutor – Marcelo Martin/Ass. de Imprensa

Em outra situação, bombeiros resgataram o cãozinho Shih-tzu Ralf, que estava na rua, apresentando desorientação. Diante do risco de atropelamento, os policiais recolheram o pequeno animal e acionaram a empresa terceirizada. Após uma busca pela internet, o tutor foi localizado, por meio de um anúncio de desaparecimento feito na internet.

Microchip e monitoramento

A servidora da Secretaria de Limpeza Pública e Serviços, Amanda Canova, explicou que o recolhimento de animais de estimação nas ruas tem sido recorrente. Quando isso acontece, tem início um verdadeiro mutirão, na tentativa de encontrar o responsável, por meio de redes sociais ou com a ajuda de ONGs protetora dos animais. “Caso o tutor não seja encontrado, o animal é tratado e colocado para doação responsável”, explicou.

Todos os animais resgatados ou que passam pelo serviço de captura da empresa terceirizada recebem um microchip. Por meio desse dispositivo, é possível cadastrar o endereço onde o animal fica, o nome do tutor e outros dados importantes para sua localização. Em caso de ele ser encontrado novamente na rua, é possível fazer a localização dos tutores rapidamente.

Por outro lado, o microchip também serve para responsabilizar os tutores, caso eles sejam negligentes nos cuidados com seus pets. “Com a utilização do chip a gente acaba descobrindo, por exemplo, que em alguns casos o morador deixa o animal para fora de casa o dia todo. Isso não pode acontecer”, esclareceu.

Serviço 24 horas

O contrato entre a empresa terceirizada e a Prefeitura de Marília prevê funcionamento 24h por dia. Eles prestam o serviço de apreensão, captura e recolhimento de animais em vias públicas. Isso inclui animais agressores, suspeitos de portarem doenças infecciosas, atropelados e em sofrimento extremo. Os animais vítimas de maus-tratos, como tortura, privação de água, de alimento e vivendo em espaço inadequado também são socorridos pelos agentes.

Animais saudáveis não são recolhidos, com exceção dos de médio e grande portes como bovinos, equinos, muares, caprinos, ovinos e suínos abandonados, já que podem causar acidentes. Nesse caso, o proprietário ou tutor tem até 72 horas após a apreensão para buscá-lo, fazendo o pagamento de multa, como determina o Código Zoossanitário de Marília, especificamente no artigo 37 da Lei 8.408/2019. O telefone para solicitar o serviço é (14) 9 9849-9364.

Leia também Homem é acusado de matar cachorro enforcado no Distrito de Padre Nóbrega



Compartilhe esse post:

Tags:

Top

Utilizamos cookies próprios e de terceiros para o correto funcionamento e visualização do site pelo utilizador, bem como para a recolha de estatísticas sobre a sua utilização.