Enquete faz sondagem de possíveis prefeitáveis pelo aplicativo WhatsApp
Grupos políticos estão divulgando um enquete, por meio do aplicativo Whats App. Editor do Agora no Interior recebeu mensagem, com sondagem eleitoral envolvendo personagens de Marília. O número usado tem DDD 11 e ninguém responde aos questionamentos. A mensagem traz um link que, quando aberto, traz uma publicação sob o título “Enquete Eleições Marília” e a pergunta “Se a eleição para prefeito de Marília fosse hoje, em quem você votaria?
Participantes
A seguir, aparecem oito nomes de potenciais pré-candidatos a prefeito. A lista é encabeçada pelo deputado estadual Vinicius Camarinha (PSDB), seguido pelo chefe de gabinete Levi Gomes (PL), presidente da Câmara, vereador Eduardo Nascimento (PSDB), assessor especial Alysson Alex (PL), vice-prefeito Cícero Carlos da Silva, o Cícero do Ceasa (PL), vereador Rogério Alexandre da Graça, o Rogerinho (PP), superintendente do Hospital das Clínicas, médica Paloma Libânio e por fim o sindicalista professor Juvenal Aguiar (PT).
Legislação
A coluna procurou o Cartório Eleitoral, para verificar se há alguma pesquisa já registrada em Marília. A informação é de que ainda não há qualquer apuração considerada oficial na Justiça Eleitoral. Foi apurado ainda que fazer a pesquisa não representa qualquer ilegalidade. A divulgação de um eventual resultado é que pode gerar algum tipo de punição, caso os responsáveis sejam identificados.
Estônia
E por falar em responsáveis, a coluna fez uma apuração, a partir do link disponibilizado para a enquete. O link em questão é https://www.pollforall.com e ele promete “simplificar a forma como as pessoas criam e distribuem pesquisas, para que mais vozes possam ser ouvidas e mais opiniões possam ser coletadas.” No capítulo “Nossa História” é apresentado que a “A Softry OÜ é uma empresa de tecnologia registrada na Estônia, um membro da União Europeia, que teve um impacto notável na forma como conduzimos pesquisas e enquetes. Fundada em 2019 com a missão de tornar pesquisas e enquetes disponíveis para todos, independentemente de suas habilidades técnicas, a empresa rapidamente assumiu um papel de liderança entre as ferramentas de pesquisa”.
Guerra
Fato é que está em andamento uma verdadeira guerra eleitoral, com personagens tentando se mostrar como “populares”, para tentar obter apoio de lideranças políticas. As narrativas, denúncias e discursos que apontam falhas desse ou daquele personagem, ganham cada vez mais espaço na mídia. E alguns veículos chapa branca iniciam ataques contra personagens que podem vir a ameaçar o governo municipal, se valendo de supostas denúncias para denegrir os adversários.
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