Escola sobre Rodas estaciona em Prudente com lição de sustentabilidade
Nesta quarta-feira (11/12), Presidente Prudente recebe a Escola sobre Rodas do Senai-SP, que está estacionada no recuo do Parque do Povo, das 8h às 17h. A visitação começou nesta terça-feira (10/12), é gratuita e promete uma aula imersiva sobre Economia Circular, abordando seus princípios, benefícios e impacto transformador para a sociedade e o meio ambiente.
Com o apoio da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil, o projeto busca conscientizar sobre práticas sustentáveis que podem mitigar problemas como poluição, perda de biodiversidade e mudanças climáticas. “A Economia Circular é um caminho essencial para reduzirmos os riscos de desastres ambientais”, destacou Renato Gouveia, coordenador da Defesa Civil local.
Circuito pelo interior
Desde 28 de novembro, a escola móvel está percorrendo o Estado de São Paulo para estimular a reflexão sobre o modelo linear de produção vigente, que segue o ciclo “extrair, fabricar, usar e descartar” e apresentar a lógica circular como alternativa sustentável. Nessa abordagem, os materiais são mantidos em uso por mais tempo, através de práticas como reciclagem, reparo e reutilização, minimizando o impacto ambiental e promovendo a eficiência dos recursos.
Além de inovar na temática, o projeto também é sustentável em sua operação. O caminhão que abriga a escola móvel é movido a biometano combustível, cedido pela Scania em formato de comodato. Essa solução reduz significativamente as emissões de carbono durante o trajeto pelo estado.
Com passagens já realizadas em Bauru e Pompeia, a iniciativa prepara o terreno para um grande evento em 2025, onde marcará presença no WCEF (Fórum Mundial de Economia Circular), que acontecerá no Parque Ibirapuera, em São Paulo.
Evento global no horizonte
O Brasil sediará, de 13 a 16 de maio de 2025, a 9ª edição do Fórum Mundial de Economia Circular. Organizado em parceria com instituições como Fiesp, CNI e Senai, o evento vai contar com especialistas internacionais para discutir estratégias que promovam a transição para um modelo econômico mais sustentável.
O WCEF2025 promete ser um marco para o setor produtivo, fomentando a troca de ideias e a colaboração global em prol da sustentabilidade. Enquanto isso, projetos como a Escola sobre Rodas seguem inspirando comunidades a fazer parte dessa transformação urgente.
Leia também: Vestibular Fatec Pompeia Shunji Nishimura segue com inscrições até 12 de dezembro
Tags:
Mais Recentes
Leia Também
-
Mais uma baixa na economia de Marília: Kibon encerra atividades e demite cerca de 60
-
Lojas tradicionais fecham as portas em Marília e provocam desemprego
-
Mercado Livre e Shopee constroem galpões logísticos na zona Norte de Marília
-
Menino desaparecido é encontrado sem vida após uma semana de buscas em Assis
Utilizamos cookies próprios e de terceiros para o correto funcionamento e visualização do site pelo utilizador, bem como para a recolha de estatísticas sobre a sua utilização.