Carregando...
13 de janeiro de 2025

Escolas de Marília vão ter Botão de Alerta para garantir segurança dos alunos

Política
29/05/2024 08:00
Carlos Teixeira
Continua após a publicidade...

A Câmara Municipal aprovou, na última segunda-feira(27/05), projeto de autoria do vereador Eduardo Nascimento (Republicanos) que visa implantar o “Botão de Alerta” nas escolas municipais de Marília. A propositura de nº 29/2024, do presidente do Legislativo, foi aprovada por unanimidade pelos vereadores.

A proposta visa à implantação de um dispositivo de segurança do tipo “botão do pânico” nas escolas da rede municipal de ensino, denominado “Alerta Escolar”. Esse projeto representa uma iniciativa fundamental para aprimorar a segurança nas unidades escolares do município, adotando medidas inovadoras para resguardar a comunidade educacional.

O objetivo é estabelecer um sistema de comunicação direta entre as escolas municipais e as forças de segurança pública, por meio de um “botão de pânico” disponibilizado em um app (aplicativo digital). Além disso, a proposta inclui a instalação estratégica de sirenes de alto volume nas escolas, posicionadas externamente, para alertar não apenas o corpo escolar, mas também pedestres nas proximidades, em caso de situação de perigo.

Carros da Polícia Militar na porta de escola municipal de Marília - Colab./Ass. de Imprensa
Carros da Polícia Militar na porta de escola municipal de Marília – Colab./Ass. de Imprensa

“Essa abordagem proativa surge como resposta preventiva para evitar incidentes semelhantes aos ocorridos em outras localidades do país, como nas escolas Tasso da Silveira, em Realengo/RJ (2011), e Raul Brasil, em Suzano/SP (2019)”, destacou Nascimento, em sua justificativa.

Mais segurança à sociedade

A implementação desse sistema, que combina o “botão de pânico” e as sirenes de alerta, proporcionará uma resposta imediata das forças de segurança em situações de violência, atuando como um elemento inibidor. O projeto visa não apenas prevenir episódios de violência, mas também atenuar as consequências de eventuais atos violentos contra alunos, professores e demais colaboradores das unidades escolares.

“Esta iniciativa vai além da proteção física; é um compromisso em proporcionar um ambiente escolar seguro, onde o direito fundamental à educação possa ser exercido em um ambiente tranquilo e protegido”, ressaltou Nascimento.

Presidente da Câmara, Eduardo Nascimento, durante pronunciamento - Will Rocha/Câmara Marília
Presidente da Câmara, Eduardo Nascimento, durante pronunciamento – Will Rocha/Câmara Marília

Segundo o parlamentar, a segurança nas escolas é fundamental para promover um ambiente propício ao aprendizado e ao desenvolvimento integral dos estudantes. “Considerando o contexto urgente de garantir a segurança nas escolas e proteger a comunidade escolar, tinha certeza de que todos os vereadores aprovariam a nossa iniciativa, como de fato aconteceu”, finalizou Nascimento.

Leia também Féfin 10 x 2 Nechar e a Câmara de Marília arquiva pedido de abertura de CP



Compartilhe esse post:

Tags:

Top

Utilizamos cookies próprios e de terceiros para o correto funcionamento e visualização do site pelo utilizador, bem como para a recolha de estatísticas sobre a sua utilização.