Festival de Cinema de Marília entra no calendário oficial de eventos de Marília
O Festival de Cinema de Marília, que é realizado pelo CCM (Clube de Cinema de Marília) está oficialmente incluído no Calendário Oficial de eventos do município. Projeto de autoria do vereador Danilo Bigeschi, o Danilo da Saúde (PSDB), foi aprovado por unanimidade pelo Legislativo, na sessão da última segunda-feira.
O Festival é uma celebração anual do cinema que promove a circulação, a formação e a premiação de realizadores, assim como a construção de público em Marília e região. É o primeiro festival de cinema do Brasil e instituiu o primeiro prêmio do gênero no país.
O Prêmio Curumim foi criado em 1966, incentivando a produção nacional de cinema. Os filmes concorrentes são avaliados por jurados especialistas e pelo público que assistem às produções exibidas no CCM no período do ano anterior. O festival traz para a cidade atores e diretores para debates e, dessa forma, conectando o público à arte de maneira única.
Reconhecimento público
Com a inclusão no calendário oficial, o Festival de Cinema se torna parte integrante das atividades reconhecidas pelo Poder Público. Isso fortalece a sua importância e contribuição para a comunidade. Além disso, é um passo significativo para consolidar Marília como um polo cultural do interior paulista.
Cristiano Anechini Lemos Soares, o Bart, presidente do Clube de Cinema de Marília, destacou a relevância da aprovação do projeto. “Esta conquista é de suma importância para todos os amantes do cinema em nossa cidade e da região. A inclusão do Festival no calendário oficial é um reconhecimento da sua relevância histórica, cultural e artística. Estamos muito felizes e gratos a todos os vereadores por essa decisão unânime, que fortalece ainda mais nossa missão de promover a sétima arte em nosso município”, destaca.
Relevância histórica
O vereador engenheiro Luiz Eduardo Nardi (Cidadania), ressaltou a relevância do Clube de Cinema de Marília e a celebração do Festival de Cinema. “O Clube de Cinema promoveu o primeiro Festival de Cinema do Brasil. Durante sua realização, tínhamos sessões lotadas, debates intensos, além de cursos de edição e fotografia. É extremamente gratificante testemunhar esse resgate histórico, e expresso meus parabéns à diretoria e a todos os envolvidos”, disse.
O autor do Projeto, o vereador Danilo da Saúde, enfatizou a importância de reconhecer oficialmente eventos que contribuem para a riqueza cultural da cidade: “É com grande satisfação que vemos o Festival de Cinema de Marília ganhar o merecido destaque no calendário oficial do município. Esta é uma iniciativa que visa valorizar e fortalecer nossa identidade cultural, além de promover o desenvolvimento artístico e econômico de nossa região”, diz.
Em 2024, o Festival de Cinema de Marília vai ser realizado entre os dias 6 e 15 de setembro, trazendo consigo uma ampla gama de produções cinematográficas, ciclos de formação, debates e oportunidades de networking para profissionais do ramo e entusiastas do cinema.
Leia também Abertas as inscrições para o 2º Ciclo de Formação em Cinema do Interior
Mais Recentes
Leia Também
-
Mais uma baixa na economia de Marília: Kibon encerra atividades e demite cerca de 60
-
Lojas tradicionais fecham as portas em Marília e provocam desemprego
-
Mercado Livre e Shopee constroem galpões logísticos na zona Norte de Marília
-
Menino desaparecido é encontrado sem vida após uma semana de buscas em Assis
Utilizamos cookies próprios e de terceiros para o correto funcionamento e visualização do site pelo utilizador, bem como para a recolha de estatísticas sobre a sua utilização.