HBU recepciona 22 médicos residentes e apresenta estrutura
O HBU (Hospital Beneficente Unimar ) recepcionou, na última sexta-feira (01/03) um grupo de 22 médicos residentes que vão atuar na instituição, em diferentes especialidades. Na ocasião, eles puderam conhecer toda a estrutura disponível para o exercício da sua atividade.
Eles foram recepcionados pela diretora superintendente da Associação Beneficente Hospital Universitário (ABHU), Márcia Mesquita Serva Reis, pelo presidente da Comissão de Residência Médica (Coreme), João Paulo Pilon e pelo diretor clínico do Hospital Beneficente Unimar (HBU), José Pedro Novaretti.
Márcia explicou que a Universidade de Marília (Unimar) e a ABHU já estão consolidados no mercado de pós-graduação, onde os médicos buscam as suas especializações. Segundo ela, há vários anos essa formação é aprimorada, sendo que atualmente a equipe é formada por docentes e preceptores bem preparados. “A gente tem certeza de que estes residentes que estão aqui hoje, dentro de dois ou três anos, serão profissionais prontos para o mercado”, destacou.
Segundo ela, esse compromisso da ABHU e da Unimar reflete no atendimento prestado à sociedade. “E quem ganha com isso é o usuário, são os nossos pacientes, que são atendidos por profissionais cada vez mais bem preparados”, disse.
Estrutura diferenciada
O diretor clínico do HBU, professor José Pedro Novaretti, ressaltou a forma como foi feita a recepção dos residentes. “Achei muito bem estruturada e agradável. Poucas universidades fazem esse trabalho, de acolher, mostrar toda a estrutura, onde eles vão trabalhar e com quais equipamentos poderão contar”, apontou.
Durante a recepção, os residentes conheceram a estrutura do HBU, as características de cada especialidade, o ambulatório, o pronto socorro e que a ABHU também é responsável pela Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da zona Norte, Pronto Atendimento (PA) da zona Sul e pela Unidade Básica de Saúde (UBS) de Echaporã.
O médico João Paulo Pilon, que é presidente da Coreme, informou que o HBU tem 12 programas de residência, todos reconhecidos pela Comissão Nacional de Residência Médica. “Alguns destes médicos vão ficar dois ou três anos com a gente e, por isso, nós explicamos todo o funcionamento do hospital, a parte assistencial, a parte teórica, a parte de aprendizado, tudo isso para que eles sejam recebidos e se sintam acolhidos”.
Expectativa para formação
Os 12 programas de residência mencionados pelo presidente da Coreme, são: Clínica Médica, Área Cirúrgica Básica, Pediatria, Obstetrícia e Ginecologia, Medicina da Família e Comunidade, Radiologia, Anestesiologia, Ortopedia, Cardiologia, Cirurgia do Aparelho Digestivo, Medicina Intensiva e Neonatologia.
A médica residente em Pediatria, Beatriz Tomé, se mostrou bastante animada com a oportunidade de fazer a residência no HBU. “O fato de o hospital ser uma referência regional e ter uma estrutura tão impressionante, me deixa confiante de que vou ter uma experiência de aprendizado incrível”, destacou. Ela disse que espera poder lidar com uma variedade de casos desafiadores, aprender com uma equipe experiente e sair da residência bem preparada para seguir a carreira médica com segurança e competência. “Eu acredito que essa experiência será fundamental para o meu crescimento profissional e para alcançar meus objetivos na área da saúde”, finalizou.
Leia também Grupo de empresárias faz doação de itens para a Uniquimio do HBU
Mais Recentes
Leia Também
-
Mais uma baixa na economia de Marília: Kibon encerra atividades e demite cerca de 60
-
Lojas tradicionais fecham as portas em Marília e provocam desemprego
-
Mercado Livre e Shopee constroem galpões logísticos na zona Norte de Marília
-
Menino desaparecido é encontrado sem vida após uma semana de buscas em Assis
Utilizamos cookies próprios e de terceiros para o correto funcionamento e visualização do site pelo utilizador, bem como para a recolha de estatísticas sobre a sua utilização.