Carregando...
13 de janeiro de 2025

Ladrões furtam aparelho e causam falta de água em 50% dos bairros de Marília

Marília
29/04/2024 15:41
Carlos Teixeira
Continua após a publicidade...

Moradores de 50% dos bairros de Marília vão ter problemas no abastecimento de água nesta segunda-feira e nos próximos dias. Esse é o resultado de mais uma ocorrência de furto de equipamentos elétricos, chamados de retificadores, responsáveis pelo fornecimento de energia ao sistema de captação do Rio do Peixe. Por meio de nota, a Prefeitura de Marília afirma que a ocorrência seria um “boicote” contra a administração, mas esse tipo de ocorrência é recorrente no município. Foi registrado um boletim de ocorrência na Polícia Civil.

Segundo a informação oficial da administração, o furto dos aparelhos ocorreu por volta das 23h de domingo (28/04). Técnicos do Daem (Departamento de Água e Esgoto de Marília) identificaram a situação e deram início aos reparos. “Logo após ser identificada a suspensão de energia, técnicos da CPFL e do Daem iniciaram a instalação de um equipamento substituto”, informou a assessoria de imprensa.

Transformador de energia elétrica do Daem - Colab./Assessoria
Transformador de energia elétrica do Daem – Colab./Assessoria

Segundo o Daem, como o sistema foi interrompido de forma inesperada e sem programação, ocorreram outros problemas. A adutora que encaminha a água para Marília se rompeu, gerando o desabastecimento que vai atingir metade da cidade. Os bairros mais atingidos estão localizados no Centro e zonas Norte, Sul e Leste da cidade. “O Daem pede aos moradores que economizem água nas próximas horas”, informou a nota de imprensa.

Conhecimento técnico

Segundo o Daem, os ladrões demonstraram conhecimento técnico ao fazerem o furto dos equipamentos. “E preciso ter ferramentas apropriadas para operação em rede de sistema de alta tensão, onde o risco de descargas elétricas é iminente. A localização do retificador, em local totalmente isolado na área rural, imediações da Fundação Casa, é outro aspecto que corrobora a identificação de boicote contra o abastecimento de água de Marília”, menciona a administração municipal.

Segundo o governo municipal, tudo o que está acontecendo de negativo na administração é culpa de adversários políticos. Exemplo disso é mencionado na mesma nota sobre o abastecimento de água. Segundo o governo municipal, os danos da estação de captação de água seria o “segundo boicote” sofrido pela Prefeitura de Marília, em quase dois meses.

Em 26 de março, um incêndio destruiu o escritório da Emdurb (Empresa de Mobilidade Urbana de Marília), localizada na rua XV de Novembro, esquina com a 7 de Setembro, no bairro Barbosa. Até agora a Polícia Civil ainda não esclareceu o caso e o suspeito é um motociclista, ainda não identificado. Imagens de residências próximas registraram o momento que esse homem joga o que pode ser gasolina no imóvel.

Chamas consomem o prédio da Emdurb, na rua 15 de Novembro - Rep/Redes Sociais
Chamas consomem o prédio da Emdurb, na rua 15 de Novembro – Rep/Redes Sociais

O prédio foi destruído, assim como computadores, documentos e motocicletas que estavam guardadas no local. Estimativa da administração é de que o prejuízo seja de R$ 1 milhão. A autarquia já comprou novas motos, que estão sendo usadas pelos agentes de trânsito.

Leia também Prédio da Emdurb da rua 15 de Novembro é destruído por incêndio



Compartilhe esse post:

Tags:

Top

Utilizamos cookies próprios e de terceiros para o correto funcionamento e visualização do site pelo utilizador, bem como para a recolha de estatísticas sobre a sua utilização.