Carregando...
22 de janeiro de 2025

Câmara analisa projeto para lei que denomina Marília Capital Nacional do Alimento

Marília
22/01/2025 15:42
Redacao
Continua após a publicidade...

A Câmara Municipal de Marília volta do recesso parlamentar no próximo dia 3 de fevereiro. Atualmente, o Legislativo está em atividade apenas nos gabinetes dos vereadores e vereadoras, sem as sessões. Apesar disso, a vereadora Delegada Rossana Camacho (PSD) já encaminhou para constar na primeira pauta do ano o projeto de Lei que vai formalizar nacionalmente o título de Marília como Capital Nacional do Alimento.

Ela explica que á existe uma lei municipal, mas é preciso formalizar a legislação nacional, para garantir mais benefícios para o setor. “Historicamente, nossa cidade já é detentora deste reconhecimento, entretanto falta a formalização junto ao Congresso Nacional. Estou iniciando este trabalho e na quinta-feira (9/1), organizei uma reunião com as lideranças da classe produtiva, do comércio e da indústria para tratar do assunto”, explicou Rossana, em entrevista ao Agora Interior (www.youtube.com/@agoranointerior).

Participaram do encontro membros da Adipa (Associação para o Desenvolvimento da Indústria de Produção Alimentícia), que é presidida atualmente pela empresária Sandra Yamashita Matunoshita. “A Sandra nos entregou formalmente esta demanda e prontamente começamos todo o trabalho para que possamos avançar nesta outorga”, explicou Rossana Camacho.

Reconhecimento e valorização

Sandra Yamashita, presidente da Adipa, destacou que a articulação para essa legislação federal vai trazer benefícios para Marília e toda cadeia produtiva da região. “Acredito que será um ganho para o município e para toda a região, ao mesmo tempo que valorizará todos os empresários e industriais da cidade. Isso também é válido para o agricultor, que é quem planta e colhe o alimento que a indústria prepara para que chegue à mesa das famílias”, afirmou.

A presidente da Adipa ressaltou ainda que a alimentação é a base de toda uma sociedade, “pois ninguém sobrevive sem se alimentar”. A empresária ressaltou que Marília concentra um grande diferencial, o de levar alimento e vida para todos os brasileiros.

O diretor superintendente da FSNT (Fundação Shunji Nishimura de Tecnologia), Elvis Fusco, também esteve presente na reunião e apontou que a medida vai dar legitimidade ao setor. “O título de Capital Nacional do Alimento para Marília é uma formalidade, concedido pelo Senado Federal para cidades que possuem alguma relevância. Historicamente Marília é reconhecida como Capital Nacional do Alimento, contudo ainda não recebeu formalmente este título pelo governo”, destacou. Seguindo Fusco, esta formalidade traz um peso grande, consolidando e dando legitimidade ao que a cidade demonstra em sua prática, justamente por meio de suas indústrias de alimento.

O prefeito Vinicius Camarinha (PSDB), que tem a intenção de fazer uma grande feira do setor alimenício na cidade, lembrou do potencial econômico do município. “Marília tem um potencial incrível e histórico no ramo alimentício e referendar esse título é honrar as suas raízes. Parabéns à vereadora Delegada Rossana Camacho pela iniciativa”, disse.

Ao todo, 26 pessoas participaram do encontro realizado na sede do Poder Legislativo mariliense. Além das lideranças da Adipa, compareceram importantes segmentos da indústria e do comércio, tanto de Marília, como de cidades da região, inclusive representantes da Prefeitura de Pompeia. Estiveram ainda representantes do Senai (Serviço Nacional da Indústria), Sebrae (Serviço de Apoio às Micro, Pequenas e Médias Empresas), Ciesp (Centro das Indústrias do Estado de São Paulo), Fatec (Faculdade de Tecnologia de Pompoeia) e o  Grupo Jacto, além de representantes da Fundação de Ensino Shunji Nishimura.

Leia também Danilo da Saúde quer urgência em mutirão para especialidades e cirurgias eletivas



Compartilhe esse post:

Tags:

Top

Utilizamos cookies próprios e de terceiros para o correto funcionamento e visualização do site pelo utilizador, bem como para a recolha de estatísticas sobre a sua utilização.