Carregando...
12 de janeiro de 2025

Marília sedia 4ª  Semana do Hip Hop 50+1 pela Paz até domingo

Marília
04/08/2024 00:16
Carlos Teixeira
Continua após a publicidade...

A 4ª Semana do Hip Hop de Marília, será realizada entre os dias 5 a 11 de agosto de 2024, contendo em sua programação, ações formativas em escolas e entidades assistenciais do município. Apresentações culturais dos cinco elementos da cultura Hip Hop – Conhecimento, Breaking, DJ,  MC, e o Graffiti, campeonato de skate, grandes shows e a presença de convidados mais do que especiais de relevância nacional para cultura Hip Hop estarão presentes no festival,  de forma totalmente gratuita para a população.

A programação começa na pré-semana, com workshop de Graffiti na escola Reiko Uemura, no dia 3 de agosto e no dia 4 a Batalha Inter Estudantil na Praça da Emdurb, na seletiva valendo a última vaga para a União das Batalhas que fecha a programação do Hip Hop no domingo, dia 11. Todas as ações realizadas são gratuitas e contam com o apoio da Secretaria Municipal de Cultura de Marília em co-realização pelos coletivos de Arte e Cultura da cidade.

Para prestigiar o evento, a entrada será  doação voluntária de 1 kg de alimento não perecível e agasalhos a serem revertidos para o Fundo Social de Solidariedade do munícipio. Estão previstos também lançamentos de produções de artistas locais. Outras informações, bem como programação completa, podem ser obtidas na página oficial do evento no Instagram: @semanadohiphopmarilia.

Semana do Hip Hop vai ter várias apresentações
Semana do Hip Hop vai ter várias apresentações – Colab./Ass. de Imprensa

Programação 4ª Semana do Hip Hop

Dias 3 e 4 de Agosto – Pré-Semana, com Workshop de Graffiti, com início às 9h com os artistas visuais Isa, Jah e Brain, na escola Reiko Uemura, no dia 03 de agosto. No dia 4, a Batalha Inter Estudantil na Praça da Emdurb, na seletiva valendo a última vaga para a União das Batalhas, que fecha a programação do Hip Hop no domingo dia 11.

Dias 5 a 11 de Agosto – Entre os dias 5 e 8 de agosto, serão realizadas as ações sociais e formativas da Semana, com visitas nas escolas e outras entidades para divulgação da Semana com o tema 50+1 – Hip Hop pra Paz. Serão realizadas oficinas, bate papo e outras intervenções artísticas e culturais.

Dia 6 de agosto – Escola do Jardim Santa Antonieta das 14h às 16h30.
Dia 8 de agosto- Escola Professor Edson Vianei Alves das 14h às 16h30. Células SLAM, Breaking e Rima. Graffiti 14 às 16h – Com Jah e Brain.
Dia 8 de Agosto – O Teatro Municipal de Marília recebe Renan Inquérito com a apresentação de seu projeto Abrakbça, às 14h.  Abrakbça é um passeio divertido em um universo lúdico criado por um MC Mágico encantador de palavras, conectando a atitude do hip-hop e a criatividade das crianças. Um projeto que transita entre diferentes linguagens e plataformas, passando por música, vídeo, show, livro,e vivencias em arte educação. O MC Mágico de Abrakbça é Renan Inquérito, rapper, poeta e professor que usa sua caneta como varinha mágica para transformar o mundo por meio da música e da literatura.

Semana também vai ter arte em graffite - Colab./Ass. de Imprensa
Semana também vai ter arte em graffite – Colab./Ass. de Imprensa

Dia 9 de Agosto – Às 19h, grande final da Batalha de Poesia Falada, o Slam do Gueto, com a participação do Poeta Sergio Vaz, no Poliesportivo do J.K (R. Antônio Ribeiro dos Santos, 80). Haverá um bate-papo com o Poeta e oito finalistas disputam a grande final – vencedor representará o Slam do Gueto no Slam Sp no mês de Outubro, levando o nome da cidade de Marília para a maior disputa de Slam do Brasil, além de faturar uma premiação em dinheiro e um Troféu.

No evento ainda haverá o lançamento do livro, Miscelânea Poética, do Poeta Bilu e 11 artistas de Marília vão graffitar o Poliesportivo do JK. O evento contará com graffiteiros e graffiteiras, da nova e velha escola de todas as idades da cidade de Marilia, visando dar espaço para a arte de rua invadir a região da zona norte e levando a essência de união do movimento Hip Hop, passado de gerações em gerações até os dias de hoje. São eles: Má, Feio, Damn, Zac, Vickão, Juokd, Nós, Skebs, Baras, Oclin e SLV.

Visitantes vão ter a oportunidade de conhecer artistas - Colab./Ass. de Imprensa
Visitantes vão ter a oportunidade de conhecer artistas – Colab./Ass. de Imprensa

Dia 10 de Agosto – A partir das 15h, shows e demais apresentações acontecem na Pista de Skate da São Miguel. Os shows serão com os convidados especiais Eduardo Taddeo, Cris SNJ, Pateta Código 43 e o Grupo ao Cubo. Também haverá apresentações de artistas locais e regionais, os DJs Ciro Rirais e Leandro Brito, Discípulos na Trilha, Classe A, Dj Rapha, Pequeno Gigante  e  Coquetel MC’s,  que estão fazendo lançamentos nesse ano.

A Praça São Miguel, vai contar com o Lounge 180, um espaço alternativo compondo a programação da 4ª Semana do Hip Hop de Marília, com discotecagem vinil do Coletivo 180 gramas e o convidado Vnew Latino Americano. Haverá espaço para expositores e feira solidária. O espaço alternativo do Lounge 180, será das 15h às 18h30.

Dias 10 e 11 de agosto – Graffiti Sábado e domingo – revitalização do painel da pista de skate São Miguel. Será produzido por graffiteiros e graffiteiras de Marilia e também de São Paulo, Araçatuba e Londrina. Isa , Jah, Brain, K”os de Marília recebem Kaio Vicio Tinta (São Paulo/SP), Nica (São Paulo/SP), Poisé (São Paulo/SP), RedCap (Araçatuba/SP), Poison (Londrina/PR) . O novo painel terá como tema “Rua”, o objetivo é potencializar a cultura hip-hop através do graffiti.

Eduardo Taddeo é uma das atrações da Semana Hip Hop - Colab./Ass. de Imprensa
Eduardo Taddeo é uma das atrações da Semana Hip Hop – Colab./Ass. de Imprensa

Cada artista estará expressando seu estilo e suas ideias nesses dois dias de evento, trazendo uma opção de lazer com um misto da cultura hip hop e da arte urbana para toda população.

Programação Pista de Skate da São Miguel:

15h – Início com os DJs Ciro Rirais e Leandro Brito.
16h – Discípulos na Trilha
16h40 – Classe A
17H20 – Dj Rapha
17h50 – Pequeno Gigante
18h40 – Coquetel MC’s
19h40 – Cris SNJ
20h50 – Ao Cubo
22h – Pateta Código 43
23h – Eduardo Taddeo
0h – Encerramento

* Das 15h às 18h30, Lounge 180 na Praça São Miguel com Coletivo 180 Gramas e participação de Vnew Latino Americano, além do espaço parta expositores e feira solidária.

Dia 11 de Agosto – União das Batalhas- Festival da Rima, Batalha de Breaking- Batalha da Bolacha e o Skate Session-Best Trick Open. Batalha de Breaking, a Batalha da Bolacha – 13h. Batalha da Bolacha, é um campeonato de dança da cidade de Marília tendo como principal modalidade o “Breaking”, uma das subculturas do movimento Hip Hop criado na década de 70 no Bronx com o objetivo de diminuir a violência entre gangues da época com arte, cultura, criatividade, música e entretenimento. Sendo um das culturas mais influentes do mundo, tem sido uma grande ferramenta na formação da juventude.

O breaking compõe um dos 5 elementos do Hip Hop, é a dança da cultura Hip Hop e se tornou modalidade olímpica estando presente inclusive nas Olímpiadas de Paris que ocorrem nesse presente momento. Através da iniciativa de um casal ativo no movimento Hip Hop de Marília (Amanda e Rony) tiveram a ideia de criar um campeonato regional com o nome “Batalha da Bolacha”, fazendo referência a nossa cidade ( Marília) como capital nacional do alimento, forte na produção de “bolacha” como é conhecida em outras cidades.

Programação da Semana Hip Hop tem várias atrações - Colab./ Ass. de Imprensa
Programação da Semana Hip Hop tem várias atrações – Colab./ Ass. de Imprensa

As modalidades serão Breaking 2vs2 e All Style 1vs, e terá como  jurados, Ivis Love Campina Grande  PB, Gerson AfroBreak Diadema SP, Make Assis SP, Major Bauru SP e Lorena Vera Cruz SP. A discotecagem da Batalha será conduzida por Dj Frá de Londrina PR. Premiações para 1º e 2º lugares e troféus para 1º, 2º e 3º lugares. A edição da Batalha da Bolacha que acontece na semana do Hip Hop, é conduzida pelo núcleo da Batalha, Amanda Ferzli, B-Boy Rony e B-Boy Robattle e a coordenação 4ª Semana do Hip Hop de Marília. Skate Session – Best Trick Open – 15h às 15h40. Às 19h show com Estevan Canossa.  Às 19h40 – O Mabeco.

20h30 – Início União das Batalhas – Evento será realizado na Pista de Skate da São Miguel e consiste na realização de uma batalha de rima com MC’s indicados por 16 batalhas de Rima da cidade e região. E é o Público/Jurado decide quem foi o melhor nas rimas.

Devem ser seletivas para a União das Batalhas, as seguintes Batalhas: São Rap, Na Quebrada 014, Cyclone, Inter Estudantil e Batalha do QI, que são realizadas em Marília e outras de cidades da região como Oriente, Pompéia, Assis, Tupã, Ourinhos, Botucatu, Presidente Prudente e Bauru, merecendo destaque a participação especial da Batalha da Aldeia, que é realizada em Barueri e é hoje a maior Batalha de Rima do Brasil.

Leia também Programação de agosto do CCM tem filmes para surpreender os cinéfilos



Compartilhe esse post:

Tags:

Top

Utilizamos cookies próprios e de terceiros para o correto funcionamento e visualização do site pelo utilizador, bem como para a recolha de estatísticas sobre a sua utilização.