Marília sedia IV Mostra Internacional de Teatro de 22 a 29 de setembro
Marília vai sediar, entre os dias 22 e 29 de setembro, a IV Mostra Internacional de Teatro. A iniciativa é da Companhia Corpus de Teatro Físico com apoio da Secretaria Municipal da Cultura. O evento artístico e cultural reúne a grupos locais da cidade e artistas de teatro da América Latina. Para a edição 2024, já está confirmada a presença de grupos do México, Peru e Argentina, além da participação dos grupos: Casa Bonfim Cultura e Arte, Grupo Elam de Teatro, Cia Dellarte e a Cia. Corpus de Teatro Físico, ampliando os desafios e expetativas para o público, já que a mostra volta novamente ao Teatro Municipal Waldir Silveira Mello, como foi na primeira e segunda edição.
A terceira edição da Mostra Internacional de Teatro, foi realizada entre os meses de novembro e dezembro de 2024 no auditório municipal Octavio Lignelli. Na ocasião, o evento teve a participação de grupos de México, Peru, Argentina, Chile e um grupo do do Estado de Goiás. Após a mostra, foi realizada a 1ª Residência Internacional de Teatro Físico que contou com diversos treinamentos e técnicas das artes corporais.
Segundo o coordenador da IV Mostra Internacional de Marília, o ator, diretor e professor mestre em artes cênicas Gonzalo Pérez, o evento tem se transformado em parte da cultura local de Marília, levando as artes cênicas a um patamar internacional de troca artística e cultural entre os participantes e o público. “Isso acontece através das apresentações teatrais, dos workshops e palestras ministradas pelos artistas convidados a proporcionar novas experiências artísticas, promovendo o profissionalismo das novas gerações de atores e atrizes da cidade e da região. Isso possibilita uma formação e apreciação das artes cênicas desde uma olhar crítico e globalizado”, ressaltou Pérez.
Para a edição 2024, a Mostra Internacional de Teatro de Marília estará focada no público infantil e juvenil. Todas as propostas cênicas selecionadas tem temáticas relacionadas a este universo, para assim, desenvolver o interesse pelo teatro dentro da formação escolar integral. “Neste sentido, será realizada uma parceria com a Secretaria Municipal da Educação, para levar o maior número de crianças ao teatro, principalmente as escolas de distritos da cidade, onde a participação e integração nas artes cênicas é fundamental para o desenvolvimento e aprendizado. Além de ser uma experiência única com artistas de outras culturas, que estarão na cidade para nos prestigiar com suas criações teatrais gratuitas para toda a família. Além das oficinas cênicas destinas a formação dos artistas da cidade e região”, finalizou Perez.
Leia também Flor de Buriti é o grande vencedor do Festival de Cinema, com 5 premiações
Mais Recentes
Leia Também
-
Mais uma baixa na economia de Marília: Kibon encerra atividades e demite cerca de 60
-
Lojas tradicionais fecham as portas em Marília e provocam desemprego
-
Mercado Livre e Shopee constroem galpões logísticos na zona Norte de Marília
-
Menino desaparecido é encontrado sem vida após uma semana de buscas em Assis
Utilizamos cookies próprios e de terceiros para o correto funcionamento e visualização do site pelo utilizador, bem como para a recolha de estatísticas sobre a sua utilização.