Carregando...
13 de janeiro de 2025

Matra entra com nova liminar em ação para tentar reverter a concessão do Daem

Marília
11/07/2024 14:00
Carlos Teixeira
Continua após a publicidade...

A Oscip (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público) Marília Transparente, entrou com nova liminar em ação que corre na Justiça, para tentar suspender ou até mesmo cancelar a concessão do Daem (Departamento de Água e Esgoto de Marília). O anúncio foi feito pelo porta voz da entidade, ex-presidente Edgar Cândido Ferreira, durante entrevista ao programa Agora Interior, exibido pelos sistemas Life e Way.

Ferreira foi entrevistado pelo jornalista Carlos Teixeira e contou um pouco da história da Matra, que nasceu como uma ONG (Organização não Governamental), mas mudou a sua condição jurídica para poder receber doações voluntárias e melhor atender a população. Ferreira esclareceu ainda o papel da instituição, que auxilia a sociedade mariliense na fiscalização do Poder Público, agindo conforme os interesses comuns e dentro da lei.

Como exemplo, o ex-presidente relembrou o papel da Matra na definição de valores cobrados pelas praças de pedágio na região de Marília. “Por meio de um trabalho jurídico bem fundamentado, conseguimos fazer com que os moradores e produtores rurais que dependem da rodovia para fazer seus negócios, estudar ou vender a produção, tivesse isenção da tarifa. Foi uma conquista inédita e nacional”, relembrou.

Edgar Cândido Ferreira, presidente da Matra - Reprodução/Agora Interior
Edgar Cândido Ferreira, ex-presidente da Matra – Reprodução/Agora Interior

Sobre a concessão do Daem, o porta-voz da Matra ressaltou que a comissão de licitação aceitou uma proposta em total desacordo com o edital e por um valor bem menor do que o previsto. Inicialmente, a intenção era “vender” o Daem pelo montante de R$ 2,5 bilhões, mas a comissão aceitou uma proposta de apenas R$ 400 milhões. “O resultado da licitação traz um prejuízo muito grande ao município e aos moradores, que vão pagar mais caro pela água e esgoto, enquanto que a empresa não vai repassar ao município o que era previsto no edital”, destacou Edgar Ferreira.

O novo pedido de liminar na ação que já tramita na Justiça foi protocolada no começo de julho (dia 1º) e ainda está sendo analisada. O resultado pode ser divulgado a qualquer momento. Assista a íntegra da entrevista clicando no link Matra ingressa com nova ação contra concessão do Daem

Leia também Sindimmar apresenta demandas da categoria ao pré-candidato Ricardo Mustafá



Compartilhe esse post:

Tags:

Top

Utilizamos cookies próprios e de terceiros para o correto funcionamento e visualização do site pelo utilizador, bem como para a recolha de estatísticas sobre a sua utilização.