Carregando...
14 de janeiro de 2025

Nascimento denuncia nova fake news, desta vez usando o nome do MAC

Política
16/07/2024 22:42
Carlos Teixeira
Continua após a publicidade...

O pré-candidato a prefeito de Marília, vereador Eduardo Nascimento (Republicanos) está denunciando a divulgação de uma nova fake news (notícia falsa) envolvendo o seu nome nas redes sociais Instagram e Facebook. Segundo Nascimento, o prefeito Daniel Alonso (PL) e o procurador geral da prefeitura, Alysson Alex Souza e Silva, presidente do diretório do PL em Marília, estariam por traz da publicação.

A postagem acusa Nascimento de ingressar com representação que pode tirar os jogos do MAC (Marília Atlético Clube) do Estádio Municipal Bento de Abreu Sampaio Vidal, o Abreuzão. Com isso, o clube estaria impedido de sediar a Copinha São Paulo. A publicação foi feita às 10h30 da última segunda-feira, em “comunicado oficial” do clube no perfil do Instagram. A Fake News afirma que, uma “representação do vereador Eduardo Nascimento junto ao TCE (Tribunal de Contas do Estado) poderá fazer o MAC deixar de usar o Abreuzão e de ser sede da Copinha”. Nascimento é taxativo: “Isso não é verdade”, aponta.

O que de fato aconteceu

O vereador, que também é presidente da Legislativo de Marília, relatou que no dia 14 de fevereiro de 2024, o cidadão Roberto Monteiro protocolou na Câmara Municipal de Marília, um pedido de CP (Comissão Processante) para a apuração quanto ao descumprimento da LOM (Lei Orgânica do Município) alegando irregularidades no fato de o prefeito Daniel Alonso, estar acumulando, além de prefeito, a função de presidente do MAC.

Segundo Nascimento, a denúncia com pedido de abertura de uma CP foi contra a Prefeitura de Marília e não contra o MAC. “Submetido a votação, o pedido de abertura da CP foi rejeitado, por 2 votos favoráveis e 9 contrários”, disse. Ele explicou ainda que, foi deliberado pelo Plenário, pedido verbal do vereador Agente Federal Junior Féfin (União), o encaminhamento da denúncia (CO nº 191/2024) aos seguintes órgãos: TCE, MP (Ministério Público Estadual), na pessoa do procurador geral de Justiça e ao Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Representação ao Crime Organizado de São Paulo), ao MPF (Ministério Público Federal) e à Polícia Federal.

Print da postagem do MAC, na rede social Instagram
Print da postagem do MAC, na rede social Instagram – Reprod./Instagram

O presidente do Legislativo alega que essa medida foi adotada devido ao exercício de seu papel de presidente da Câmara e, em obediência ao que foi decidido em Plenário. “Portanto, a publicação que imputa a mim, ter realizado uma representação junto ao TCE, podendo fazer com que o MAC deixe de usar o Abreuzão e de ser sede da Copinha é uma informação falsa e/ou descontextualizada”, aponta.

Cargos de presidência

O parlamentar ressaltou ainda que o presidente do MAC é o prefeito Daniel Alonso e que seu vice-presidente, é o procurador do município, Alysson Alex Souza e Silva (que também é presidente do PL/Marília). “Ambos lançaram o pré-candidato à prefeitura pelo PL, Ricardo Sevilha Mustafá”, destaca Nascimento. O “comunicado” na rede social do MAC menciona ainda que o clube estaria respondendo processo por questões políticas, e reforçando que o autor da denúncia foi Nascimento. “A Informação é falsa, porque omite que o autor da representação se trata de um cidadão, engenheiro Roberto Monteiro e não eu, Eduardo Nascimento”, ressaltou.

Especialistas jurídicos do partido Republicanos afirmam que, neste caso, “o MAC pode ter cometido crimes de uso da internet para difundir notícia falsa e descontextualizada, com difamação eleitoral. “Portanto, busca a página oficial do MAC, imputar ao pré-candidato do Republicanos informação falsa e descontextualizada, com fins eleitorais, em prejuízo do mesmo e benefício do pré-candidato do Partido Liberal, mesmo que sem a ciência prévia deste”, ressalta o jurídico.

Nascimento se manifestou, também nas redes sociais, sobre a questão no final da tarde de segunda-feira.  “Se existe alguma coisa de errada e o clube pode ser punido, a culpa é de quem administra o MAC. Neste caso, Daniel Alonso e Alysson Alex. A denúncia é por supostas irregularidades da prefeitura e não contra o Marília. Se ‘eles’ já estão antecipando que o clube pode ser punido, me parece ser uma prévia confissão de culpa. Na minha opinião, eles estão tentando condenar o policial por prender o ladrão”, disse Eduardo Nascimento.

Nascimento também usou as redes sociais, para responder a Fake News
Nascimento também usou as redes sociais, para responder a Fake News

Na opinião de Nascimento o potencial lesivo de informações falsas e descontextualizadas, em que imputa ao pré-candidato ser o responsável por o time deixar de usar o estádio da cidade e de ser a sede de eventos esportivos, tem potencial de interferir no processo democrático e privilegiar o abuso do poder econômico no “vale tudo eleitoral”.

Leia também Portal é obrigado a retirar matéria com ataques ao pré-candidato Eduardo Nascimento



Compartilhe esse post:

Tags:

Top

Utilizamos cookies próprios e de terceiros para o correto funcionamento e visualização do site pelo utilizador, bem como para a recolha de estatísticas sobre a sua utilização.