Carregando...
12 de janeiro de 2025

Nascimento revoluciona Biblioteca da Câmara e resgata memória histórica do município

Política
04/11/2024 20:31
Carlos Teixeira
Continua após a publicidade...

O presidente da Câmara Municipal de Marília, vereador Eduardo Nascimento (Republicanos), inaugurou em dezembro de 2023 a nova sede da Biblioteca “Rangel Pietraroia”, equipada com instalações modernas e confortáveis. O novo espaço amplia o acesso à cultura e ao conhecimento legislativo, integrando a Escola do Legislativo e a Comissão de Registros Históricos para promover maior interação com a comunidade.

O novo prédio, espaçoso e acessível, oferece um ambiente propício para pesquisadores e cidadãos e possibilita uma gama maior de atividades, como exposições e eventos organizados pela Escola do Legislativo e pela Comissão de Registros Históricos. “A mudança foi essencial para melhorar as instalações da nossa biblioteca, acolhendo também a Comissão de Registros Históricos e a Escola do Legislativo. É um ganho significativo para Marília, promovendo debates, palestras e a valorização do acervo histórico da cidade”, destaca Nascimento.

Fachada da Biblioteca, da Comissão e Escola do Legislativo - Colab./Ass. de Imprensa
Fachada da Biblioteca, da Comissão e Escola do Legislativo – Colab./Ass. de Imprensa

A bibliotecária Karenina Machado destacou o impacto positivo da mudança. “Agora, com um espaço mais amplo, realizamos exposições, rodas de conversa, acolher turmas escolares e facilitar a circulação de pessoas pelo acervo. Esse espaço também serve como um local de descanso e lazer para os funcionários da Câmara, promovendo bem-estar e qualidade de vida”, disse a bibliotecária.

Acesso ao público

Embora a biblioteca seja especializada para atender servidores e vereadores, sua estrutura híbrida permite o uso público, com livros sobre administração pública, história, sociologia, direito e literatura. Há também uma coleção de trabalhos acadêmicos sobre Marília, além de jornais históricos e documentos legislativos.

A Escola do Legislativo, criada pela Resolução nº 377 de 2021, realiza palestras, rodas de conversa e visitas guiadas, buscando uma formação cidadã e crítica dos marilienses. A Comissão de Registros Históricos, com um acervo variado sobre a história de Marília, agora possui uma sala própria para organizar e preservar seu material, frequentemente usado em exposições.

A bibliotecária Karenina Machado ressaltou o papel de Nascimento na concretização do projeto. “O apoio do presidente Eduardo Nascimento foi extremamente importante, pois ele proporcionou a mudança da biblioteca, da sede da Comissão de Registros Históricos e uma sede para a Escola do Legislativo. Neste prédio, que é amplo, arejado, iluminado, com espaço para exposições e eventos, há uma área adequada para que as pessoas realizem suas pesquisas de maneira confortável e prazerosa”, ressaltou.

Membros da Comissão de Registros Históricos na biblioteca - Colab./Ass. de Imprensa
Membros da Comissão de Registros Históricos na biblioteca – Colab./Ass. de Imprensa

Segundo Karenina, esta estrutura é essencial para que as pessoas retornem e entendam que se trata de um espaço público de conhecimento, cultura e história da cidade. “O trabalho do vereador foi fundamental para a democratização da biblioteca, da Comissão de Registros Históricos e da Escola do Legislativo”, ressaltou.

Para Nascimento, a conquista representa um avanço significativo na interação entre o Legislativo e a população. “A sociedade ganha um lugar para estudo, pesquisa e conexão com a história de Marília, e os servidores ganham um ambiente que estimula seu bem-estar. É um passo importante para aproximar a Câmara dos cidadãos e fortalecer nossa memória coletiva”, concluiu Nascimento.

Leia também Polícia Militar prende suspeitos de tráfico e furto na região de Marília e Pompeia



Compartilhe esse post:

Tags:

Top

Utilizamos cookies próprios e de terceiros para o correto funcionamento e visualização do site pelo utilizador, bem como para a recolha de estatísticas sobre a sua utilização.